Alheira com batata e bróculos
Adoro enchidos, embora tente comê-los com moderação.
A minha avó era transmontana e, portanto, ainda tenho família nessa região do País. Nessa região, onde os enchidos imperam:) O presunto de Chaves, as alheiras de Mirandela, o folar de carnes... hummmm. E como sabem, as alheiras são feitas no Inverno. Uma prima que lá tenho manda-me sempre alheiras entre Janeiro e Fevereiro. São óptimas! Feitas em casa, com as carnes do porco dela apenas alimentado com coisas naturais... Postas a secar no fumeiro... Nada que se compare com as que se compram por aí. Estas são as "originais" que ainda se fazem em todas as casas das aldeias transmontanas.
E apesar de hoje, por lá, também já se irem comendo fritas, acompanhadas por batatas fritas e ovo estrelado, as alheiras são habitualmente cozinhadas para acompanharem batata cozida e bróculos ou grelos. Assim, manda a tradição... E como foi a forma como me habituei a comê-las, é assim que me sabem bem!
INGREDIENTES
1 alheira por pessoa (ou as que comerem!)
batatas e bróculos ou grelos q.b.
azeite q.b.
PREPARAÇÃO
Numa panela coloque a cozer as batatatas e os legumes, em água e sal.
Numa frigideira, com um fiozinho de azeite bem quente, leve ao lume as alheiras. Vá virando cuidadosamente, sem deixar muito tempo, para que não rebentem. Assim que fiquem com uma cor mais escurinha e brilhante, estão prontinhas!
Escorra a água das batatas e dos legumes. Sirva tudo numa travessa ou emprate.
Leve apenas o azeite para a mesa para temperar batatas e legumes.
Uma refeção bem portuguesa, deliciosa e super rápida!
Estas foram as que comemos hoje:) As outras foram guardadas no congelador, aguentam o ano todo...