Arroz branco simples e solto
Existem imensos tipos diferentes de arroz e variadíssimas maneiras de confeccionar arroz. Curiosamente, para quem ainda anda a aprender a cozinhar ou para quem não se sente na cozinha como peixe dentro de água, o arroz simples (branco e solto) parece ser uma das coisas mais difíceis de conseguir. Pelo menos, para mim era! E ainda hoje, tenho pessoas conhecidas que cozinham muito bem e que afirmam fazerem um arroz soltinho mas não fazem:) Ou coze demais ou deixam-no cru para que tenha aquele ar solto!
Já encontrei variadíssimas receitas para arroz simples, mas opto pela da minha querida avó. Não falha! Parece é que estão a fazer arroz ao contrário, hehe!
INGREDIENTES para cerca de 4 PESSOAS
2 chávenas de chá de arroz agulha (uso sempre Cigala, já a minha avó o preferia)
3 chávenas de água
uma "mão cheia" (quer dizer, bastante, e não uma mão mesmo) de sal (não se assustem é mesmo assim, já vão perceber porquê)
PREPARAÇÃO
Num tacho, coloque o arroz (sem ser lavado!!!), a água e o sal. Prove a água, deve saber a salgada, quer dizer mais salgada do que gostaria que o seu arroz ficasse. Mexa bem tudo com a mão ou com uma colher de pau. Leve ao lume, com tampa. De vez em quando mexa. Depois de o provar e lhe parecer cozido (é quando começa a querer agarrar ao tacho, normalmente; mas que tenha um aspecto minimamente solto, apesar de grunhento), retire do lume. Passe-o por um escoador com água fria a correr da torneira, lave-o, esfregando e tendo o cuidado de que a água entra em todo o arroz. Prove, ainda frio. Já não sabe a sal. Porque ao lavá-lo retirou-lhe aquele excesso de sal. Se não puser sal a mais no início, depois de o lavar ele ficará completamente insonso:)
Bem, escorra-o e aqueça quando for servir, por uns minutinhos poucos. Pode aquecer no micro-ondas se o transferir para um pirex de vidro, por exemplo, que lá caiba e que até fique bonito para levar à mesa... ou, num tacho, no lume do fogão. É rápido, não dá assim tanto trabalho, acreditem! E sai... super soltinho!