Bacalhau à Noivo
Este bacalhau foi inventado por mim, mas é tão simples que, por certo, talvez alguém já o tenha inventado também... ou, pelo menos, parecido! A receita surgiu-me depois de anos a fazer o "Bacalhau à Noiva" da minha avó... ora, leva bacalhau, puré, legumes (feijão verde e cenoura) e ovos cozidos... E se variasse os legumes e a "cobertura" ou forma de gratinar? Pois! Escolhi, então, um dos legumes favoritos dos pequenos provadores oficiais da casa, que é espinafres (por mim, o ideal seria grelos, mas eles franzem-lhes o nariz), e, em vez do ovo pincelado... que tal uma maionese?! Hum... Só vos conto, saiu muito apetitoso!!!! E, assim, já tenho "o casal de noivos" de bacalhau, hehe!
INGREDIENTES para 7 a 8 PESSOAS (pirex grande e alto)
5 lombos de bacalhau (= 1kg)
300 gr de puré instantâneo (uso da Jerónimo Martins)
água, leite e manteiga q.b. para o puré
750 gr de espinafres salteados em alho (congelados, do Continente, são óptimos)
4 ovos cozidos
azeite, sal, pimenta e orégãos q.b.
3 dentes de alho
2 cebolas
200 ml de maionese (Calvé, leve, daquelas embalagens plásticas para pôr em hamburgers, por exemplo)
PREPARAÇÃO
Cozer o bacalhau. Reservar.
Cozer os ovos. Reservar.
Fazer o puré. Reservar.
Fazer os espinafres salteados com alho numa frideira. Colocá-los a forrar o pirex que vão levar ao forno. Os espinafres serão a cama do nosso empadão...
Depois de limpar de pele e espinhas o bacalhau, parti-lo em lascas.
Numa frigideira, levar ao lume azeite, alhos picados e cebolas cortadas às meias luas. Deixar alourar. Juntar as lascas do bacalhau e temperar com um pitada de sal, pimenta e orégãos. Envolver bem, até que o bacalhau fique bem perfumado.
De seguida, verter o preparado do bacalhau por cima da cama de espinafres. Cortar os ovos às rodelas e colocá-las por cima do bacalhau. Cobrir com o puré e enfeitar com maionese.
Levar ao forno a gratinar.
Acompanhar com salada de alfaces variadas e tomate.