Beijinhos da sogra
Beijinhos da sogra! Que docinhos com memória!
Acredito, honestamente, que fizeram as delícias de muitas crianças nos anos 80. A minha madrinha fazia sempre estes bolinhos para as minhas festas de anos. O que significa que todos os anos, em Maio, pelo menos até 1991 havia Beijinhos da sogra no meu aniversário. Depois, as festas de anos com os amiguinhos numa bela tarde, aconchegadas por um faustoso lanchinho, foram mudando de formato, passando a jantares... Mas de tempos a tempos, a madrinha lá os fazia em dias de sábado ou domingo para matar as saudades...
Colocados em caixinhas de papel ficam lindos numa mesa de festa.
Têm a sofisticação da simplicidade. Um sabor doce e bom a café, azeite e canela. E para mim, claro, ainda são polvilhados com lembranças felizes da minha infância.
Ainda os faço. Os filhotes também gostam muito. Desta vez, até foi a filhota mais nova que me pediu, "estava com saudades". Pois é, acho que estes beijinhos da sogra têm essa capacidade: a de provocar saudades a quem os provou!
INGREDIENTES
Para um tabuleiro de 25 cm x 30 cm
4 ovos
500 gr de açúcar
2 dl de azeite
1,5 dl de café forte (sem açúcar)
1 colher de chá de fermento em pó
1,5 colher de chá de canela em pó
400 gr de farinha
manteiga q.b. para untar o tabuleiro
Para um tabuleiro de 37 cm x 29 cm (que é onde os costumo fazer)
5 ovos
550 gr de açúcar
2,5 dl de azeite
1,75 dl de café forte (sem açúcar)
1 colher de chá muito cheia de fermento em pó
2 colheres de chá de canela em pó
500 gr de farinha
manteiga q.b. para untar o tabuleiro
PREPARAÇÃO
Num recipiente, mexa muito bem as gemas e o açúcar. Em seguida, junte-lhes o azeite, o café e a canela. Bata até obter um creme liso.
À parte, bata as claras em castelo com uma pitada de açúcar. Misture ao batido inicial a farinha com o fermento em pó e as claras alternadamente, aos poucos. Vá mexendo sempre. Ligue tudo cuidadosamente.
Unte abundantemente o tabuleiro com manteiga (ou com spray, ultimamento uso muito o spray), forre-o com papel vegetal e unte este também. Verta-lhe o preparado e leve ao forno bastante quente por 30 a 40 minutos, ou até cozer.
Retire e vire o tabuleiro sobre a mesa. Deixe arrefecer um pouco e, depois, com uma faca serrilhada e bem afiada, corte os contornos ou bordos (coma-os se quiser mas deixe só o "miolo" do bolo à vista, é mais bonito e macio). Por fim, corte o bolo em vários pequenos quadrados. São óptimos para acompanhar um café ou chá.
E se tiver uma festa, por exemplo, coloque cada quadradinho dentro de uma forminha de papel e polvilhe com açúcar.
NOTA: A receita do tabuleiro maior rendeu-me mais de dois pratos grandes de servir cheios de bolinhos!