Bolinhas de farinheira
Para os amantes de enchidos, especialmente de farinheira, aqui estão umas bolinhas saborosas. Aliás, estas bolinhas ou "croquetes" (como lhes queiram chamar) andam na "moda". Experimentei algumas receitas mas confesso que com as quantidades indicadas nas referidas, achei as bolinhas enjoativas. E os provadores oficiais cá de casa também. A maioria leva apenas queijo e farinheira e, quanto a mim, farinheira numa proporção um pouco exagerada... Faltava-lhes algo... Algo que tornasse o sabor mais suave, para começar... e isso consegui diminuindo a farinheira e aumentando o queijo... mas mesmo assim continuava a faltar um ingrediente que lhes conferisse um sabor mais fresco... coentros! Como sou fã de coentros achei que combinaram na perfeição e ajudaram a refrescar, realmente, as bolinhas! Estas podem ser feitas no forno ou fritas. Confesso que as acho mais crocantes na frigideira... mas isso, será uma opção de cada um...
Bem, e com as bolinhas de farinheira podemos ter uma entrada ou uma refeição principal, se as acompanharmos, por exemplo, com arroz e salada ou com arroz e esparregado de espinafres.
INGREDIENTES para cerca de 16 BOLINHAS
1 farinheira
2 sacos de queijo mozarela ralado (=400 gr)
1 raminho de coentros
óleo para fritar q.b. (caso optem por fritá-las)
pão ralado q.b.
cerca de 3 ovos batidos (para passá-las por eles e ajudar a fixar o pão ralado)
PREPARAÇAO
Tirar a pele à farinheira, parti-la em pedacinhos pequeninos e juntá-la ao queijo, numa tigela. Com as mãos ir amassando bem, misturando bem os dois ingredientes até obter uma massa bem homogénea. Acrescentar coentros picados e voltar a amassar.
Depois, também com as mãos, moldar bolinhas (pouco maiores que uma bola de ping-pong).
Num prato, dispor bastante pão ralado e noutro (mais côncavo, talvez) os ovos batidos. Passar cada bolinha pelo ovo e de seguida pelo pão ralado (aconselho a passarem duas vezes cada bolinha, ajuda a que fique mais firme e estaladiça, mas a 2ª vez de forma mais breve possível, para que vá com menos pão ralado). E fritar em óleo quente. Atenção: elas queimam num instante, pelo que esta parte do processo é muito rápida e devem virá-las "constantemente".
Por fim, colocar sobre papel absorvente, para que sequem o máximo possível do óleo... Prontas!