Bolo da Rainha Vitória
Eu avisei que ando no País dos Morangos, hehe! Morangos frescos, doce de morango, tanto faz... Cor e sabor, isso é que importa!
Ando bem disposta e alegre. Apetece-me rodear-me de coisas coloridas, bonitas e, de preferência, doces!
Asim, desta vez trago um bolo inglês... O anterior era holandês... Bem, este bolo é conhecido como sendo o bolo preferida da Rainha Vitória para acompanhar o seu chá. E depois de o provarem, perceberão que Sua Alteza tinha bom gosto! Este é, realmente, um bolo delicioso, simples mas com uma massa de textura maravilhosa... e os seus dois cremes... hummm.... Aconselho mesmo a experimentarem!
Supostamente, este é daqueles bolos para dividir a massa por duas formas, rechear e depois montar... Mas como eu só tinha uma forma, foi nessa que fiz. Depois, com uma faca tentei parti-lo ao meio o melhor que pude e recheei! Talvez com as tais duas formas fique mais bonito, mais perfeitinho, mas ao vivo tinha muito bom aspecto e o sabor estava divino!!!! O maridinho apaixonou-se perdidamente pela massa do bolo:)
INGREDIENTES
Para a massa:
4 ovos xl (ou, então 5)
225 gr de açúcar
225 gr de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
225 gr de manteiga
2 colheres de chá de essência de baunilha
2 colheres de chá de fermento em pó
Para o Recheio nº 1:
1 embalagem de queijo mascarpone (cerca de 200 a 250 gr)
1 chávena de chá de açúcar em pó
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
Para o Recheio nº 2:
1 frasco de geleia de morango (uso daquelas rapsódias de fruta sem adição de açúcar)
Para a Decoração:
açúcar em pó
morangos frescos (se quiserem e tiverem, desta vez não tinha)
PREPARAÇÃO
Bata os ovos com o açúcar, junte a farinha com o fermento aos poucos e bata muito bem. Por fim, acrescente a manteiga derretida e a baunilha e mexa muito bem de novo.
Unte uma forma (ou duas baixas de 24 cm) com manteiga, forre com papel vegetal igualmente untado. Eu fiz numa forma sem buraco alta.
Verta o preparado na forma ou nas formas e leve ao forno. É rápido. Retire quando ainda estiver bem fofo e apenas dourado, mas cozido, claro. Deixe arrefecer. Desenforme. Se fez numa forma única, corte o bolo ao meio, no sentido horizontal. Agora, faça o recheio nº 1. Leve ao lume a manteiga até derreter. Apague o lume e junte o açúcar e mexa muito bem. Acrescente o mascarpone e bata com a batedeira até obter um creme homogéneo, liso e fofo. Se quiser, pode adicionar umas gotinhas de baunilha. Barre metade do bolo com este recheio. Reserve. Agora, trata-se do recheio nº 2... Bata o doce de morango, para que fique sem grumos, até ficar mais liso e homogéneo. Verta por cima do outro recheio. Tape o bolo, com a outra metade. Polvilhe o topo do bolo com açúcar em pó e se quiser enfeite com alguns morangos frescos... E já está! De comer e salivar por mais!