Bolo de abóbora com cheese cream
Adoro a cor laranja, laranjas, cenouras, abóbora... Portanto, tinha que incluir bolos de abóbora nas receitas da casa:) Assim, há uns tempos, pesquisei "bolos de abóbora" e encontrei vários, como devem calcular! Mas ou por isto ou por aquilo, ou porque tinham passas e nozes e os miúdos não apreciam por aí além, ou porque sei lá, nenhuma me encheu o olho. Vai daí, baseada nas muitas que li, retirei uma coisa daqui e outra dacolá e criei este. Que nos satisfez completamente. Ficou delicioso. Basicamente, usei a base da maioria das receitas mais simples, adicionei-lhe um perfume de especiarias e aproveitei o recheio de uma torta para lhe fazer uma cobertura. Nós adorámos. Espero que gostem...
INGREDIENTES
Massa:
500 gr de abóbora crua e descascada (depois irá semi cozê-la)
1 chávena de chá de óleo
3 ovos
1 chávenas de chá de açúcar mascavado
2 chávenas de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
noz moscada, gengibre e canela em pó a gosto
1 a 2 colheres de chá de essência de baunilha (a gosto)
manteiga q. b. para untar a forma (forma de bolo inglês)
Recheio:
1 embalagem de queijo creme (usei Philadelfia)
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 chávena de chá de açúcar (normal, branco)
uma pitada de canela e noz moscada a gosto
PREPARAÇÃO
Coza por uns minutos a abóbora, partida aos cubinhos. Escorra e pique-a, até obter um puré.
Numa tigela, bata os ovos inteiros com o açúcar. Adicione o óleo e bata bem. De seguida, junte a farinha com o fermento em pó em 2 ou três adições e vá batendo bem. Acrescente a canela, a noz moscada e o gengibre (prove a massa para ficar a seu gosto, aconselho usar quantidades tipo pitadas de cada vez). Faça o mesmo com as gotas de essência de baunilha. Misture sempre tudo muito bem. Agora, é a vez de juntar a abóbora! Bata bem, por forma a ter uma massa homogénea.
Verta para uma forma tipo bolo inglês previamente untada com manteiga e forrada com papel vegetal e untada. Leve ao forno pré-aquecido a uma temperatura média. Eu levei a cerca de 180ºC.
Demorou-me, aproximadamente 30 minutos. Mas cada forno é um forno, portante vigie. Assim que o teste do palito der certo (palito seco) está pronto. O bolo é bom não muito seco, com uma consistência aveludada.
Deixe arrefecer.
Desenforme.
Prepare o creme da cobertura. Num tachinho, leve ao lume a manteiga até derreter. Acrescente o queijo e o açúcar. Bata bem com a batedeira, até obter a textura de creme. Perfume com a canela e a noz moscada e bata novamente. Pronto. Verta sobre o bolo. Leve-o ao frigorífico até uns 15 minutos antes de servir.