Bolo de chocolate com creme de mascarpone
Bem, e como é fim de semana... que tal algo para adoçar a alma? Seja à sobremesa, ao lanche ou quando mais apetecer... E quem resiste a um bolinho de chocolate?! Então, aqui vai a receita de um bolo que sai sempre bem e que pode ser feito com recheios, coberturas e caldas diferentes. Desta vez, porque o sol que (finalmente) apareceu me deixou com o coração mais colorido, decidi-me por um bolinho com mais cores. Assim, ao castanho adicionei branco e vermelho... Ah, e deixem lá estar a balança sossegadinha que não vão precisar, é fácil e prático, mede-se tudo às canecas...
INGREDIENTES
Bolo:
4 ovos
2 chávenas de farinha
2 chávenas de açúcar
1 chávena de óleo
1 chávena de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento
1 chávena de água quente (quando o bolo já estiver bem batido)
Recheio e cobertura:
2 caixas de queijo mascarpone
2 chávenas de açúcar em pó
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
umas gotinhas de essência de baunilha
Decoração (facultativa):
cerejas cristalizadas
PREPARAÇÃO
Bater as claras em castelo e reservar.
Misturar os restantes ingredientes todos (menos a água). Bater muitobem. Acrescentar a água e voltar a bater. Envolver as claras em castelo. Mexer bem com a colher de pau. Verter o preparado numa forma previamente untada com manteiga e forrada com papel vegetal (igualmente untado com manteiga). Levar ao forno, em lume não muito alto.
Quando o bolo estiver cozido (verifica-se com o teste de lhe espetar um palito e este sair seco), retirar do forno. Esperar que arrefeça. Desenformar.
Entretanto, prepare o recheio... Leve a manteiga a derreter em lume brando (só clarificá-la). Retire do lume. Acrescente o mascarpone e o açúcar e a essência de baunilha e bata muito bem, até obter um creme esbranquiçado. Reserve.
Corte o bolo ao meio, no sentido horizontal. Recheie com metade do creme. Cubra com a outra metade e barre o restante creme no bolo, tentando cobri-lo por completo (topo e laterais).
Se quiser decorar com as cerejas cristalizadas... Antes, lave-as em água morna, para lhes retirar o açúcar. Seque-as com um pano e enfeite com elas o bolo. Leve ao frigorífico umas duas horas, para o creme ficar mais consolidado. E depois, sirva! Seja guloso(a):)