Bolo de framboesas e mirtilos com chocolate branco
Ora, aqui está a última receita do jantar do Dia dos Namorados: bolo de framboesas e mirtilos com creme de chocolate branco. Uma verdadeira delícia frutada...
Um bolo com muitas cores (dos frutos), que ao partirmos uma fatia nos alegra logo a vista e nos provoca uma intensa curiosidade ao sentido do paladar... Leve, doce q.b. e que me pareceu ser uma óptima forma de terminar uma excelente refeição.
E por ser um dia especial, decidi "vesti-lo" com um creme de chocolate branco e acompanhá-lo com uma bola de gelado de baunilha. Por cima, "polvilhei-o" ainda com alguns coraçõezinhos... Ficou muito romântico!
De qualquer modo, o bolo simples é delicioso. Aproveitem para o fazerem como "bolinho de sábado"... o fim de semana já está aí à porta...
INGREDIENTES
Para a massa:
290 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
200 g de manteiga
250 g de açúcar
200 ml de leite
4 ovos grandes
1 colher de chá de essência de baunilha
125 g de mirtilos
125 g de framboesas (reserve algumas para a decoração)
Para o creme de cobertura:
1 tablete de chocolate branco de culinária (usei Pantagruel)
125 ml de natas (= cerca de pouco mais de metade de um pacote)
* gelado de baunilha ou nata q.b. para acompanhar (facultativo)
PREPARAÇÃO
Comece por fazer o bolo... Bata o açúcar com a manteiga (à temperatura ambiente). Junte os ovos um a um, batendo entre cada adição. Depois, acrescente o leite, a baunilha e a farinha com o fermento. Bata (mas não em demasia, para que fique fôfo).
À parte, polvilhe suavemente com farinha os mirtilos e as framboesas (para que não fiquem todos no fundo do bolo) e introduza-os na massa do bolo. Envolva tudo com muita gentileza.
Verta para uma forma (usei uma de bolo inglês grandinha) previamente untada com manteiga ou pulverizada com spray e forrada com papel vegetal. Leve ao forno (180 cº.) para cozer, aproximadamente 40 ou 45 minutos. Mas vigie a cozedura do bolo, porque depende de cada forno. Ele deve ficar douradinho mas fôfo.
Quando cozido, deixe arrefecer uns minutos e desenforme. Reserve.
Faça o creme de chocolate branco.
Parta o chocolate em quadradinhos e reserve. Leve as natas ao lume (brando) e quando estas começarem a levantar fervura desligue. Adicione-lhes os quadradinhos de chocolate e deixe-os repousar (sem mexer) alguns minutos. Depois, então, incorpore tudo muito bem até obter um creme macio e uniforme (sem grumos). Deixe arrefecer por completo.
Quando o bolo e o creme estiverem completamente frios, verta o creme por cima dele.
Decore o bolo com algumas framboesas que reservou previamente para o efeito.