Bolo de maçã e noz Nova Iorque
Gosto de bolos de maçã, ando sempre à espreita de descobrir o bolo perfeito. Assim, experimentei um novo. Este, vi num programa de TV e parece que é servido como sobremesa num restaurante em Nova Iorque. Acho sempre graça a estes pormenores (de onde vem o bolo, etc). É rapidíssimo, super fácil e o melhor é que nem precisa de ir buscar batedeira! Pois, este bolito é apenas "mal mexido" com um utensílio de varas e/ou uma colher de pau! Não é fantástico?! Eu achei, hehe! Bem, mas o resultado é muito bom mesmo. Até a filha mais velha que não liga a bolos de maçã (e muito menos de noz) se rendeu! Saboroso, húmido... Enfim, derrete-se na boca:)
INGREDIENTES
3 maçãs (1 de casca verde; 2 de casca vermelha)
1 chávena de nozes grosseiramente picadas
2 chávenas de farinha
1 chávena de açúcar (normal, branco)
1/2 chávena de açúcar amarelo mascavado
1 embalagem de puré de maçã (daqueles que se dão aos bebés)
1/4 de chávena de óleo
2 ovos inteiros
1 + 1/4 de colher de chá de bicabornato de sódio
1 pitada pequenina de sal
1 colher de chá de canela
1/4 de colher de chá de pimenta preta
1/4 de colher de chá de noz moscada
PREPARAÇÃO
Numa tigela, coloque os ovos, o puré de maçã e o óleo. Mexa com as varas. Reserve. Noutra tigela, junte os secos: a farinha, o bicabornato de sódio, a canela, a noz moscada, a pimenta, o sal e os açúcares.
Depois, verta o conteúdo líquido da primeira tigela por cima da tigela da farinha. Mexa suavemente com a colher de pau. Reserve.
Corte as maçãs em cubos e parta grosseiramente as nozes. Incorpore as maçãs e as nozes na massa. Vai parecer que não tem muita massa. É assim. Apenas se certifique de que as maçãs e as nozes estão bem misturadas com a massa.
Unte um tabuleiro e forre-o com papel vegetal. Volte a untá-lo com manteiga (ou com spray para bolos). Deite a massa no tabuleiro, ajudando a que todo ele fique forrado com a massa. Não use um tabuleiro demasiado grande. Este bolo é para se partir em quadrados grandinhos, em vez de fatias. Desde que a massa chegue para forrar a forma, mesmo que fique baixinha não há problema. O bolo crescerá até à altura perfeita!
Por último, polvilhe o bolo com açúcar e canela por cima. Vai fazer com que ele ganhe uma crosta muito interessante. Use o dobro do açúcar relativamente à canela.
Leve ao forno a 180 cº, cerca de 40 ou 45 minutos (até dourar). Curiosamente, este bolito fica muito castanho, parecendo quase bolo de chocolate... é morenito!
Se quiser servir de forma mais elaborada, junte um montinho de chantilly ou uma bola de gelado de baunilha.