Bolo holandês com cobertura de morangos e chantilly
Oficialmente estamos na Primavera! O tempo anda frio mas a minha alma já me pede coisas coloridas, mais alegres... Por isso, vou desde já avisando, que os morangos vermelhinhos me cativaram o coração....
A massa deste bolo holandês é super saborosa, até se come simples! Já faço este bolo há vários anos. É um bolo excelente para rechear e cobrir, só para rechear ou só para cobrir. Pode ser feito em forma lisa ou com buraco. O original é recheado e coberto com chantilly e pêssego... e acreditem que é divinal! Mas, como ando de olho nos belos morangos que tenho visto... Decidi fazer um bolo holandês liso e só com cobertura de chantilly e morangos. Ficou muito bom!
Claro que bolo é bolo e que se come a qualquer altura - com um cházinho ou café num lanche, etc. -, mas, pessoalmente, quando faço Bolo Holandês sirvo-o sempre como sobremesa, depois da refeição.
INGREDIENTES
Para a massa:
5 ovos inteiros
250 gr de açúcar
250 gr de farinha
250 gr de manteiga
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 colher de sopa (não muito cheia) de fermento em pó
Para a cobertura:
200 ml de natas
4 colheres de sopa de açúcar
umas gotinhas de essência de baunilha
1 folha de gelatina incolor
1 caixinha de morangos
PREPARAÇÃO
Aqueça o forno a uma temperatura de 180ºC.
Bata os osvos inteiros até ficarem em espuma. Adicione-lhes o açúcar e bata até obter volume. Acrescente a farinha (com o fermento), a manteiga derretida e aromatize com baunilha. Mexa tudo muito bem.
À parte, unte uma forma com manteiga e forre com papel vegetal igualmente untado. Verta o preparado do bolo para a forma e leve ao forno, por cerca de 35 minutos (consoante o seu forno, no meu leva até mais).
Depois de cozido, retire e deixe arrefecer. Desenforme.
Faça a cobertura...
Lave e corte mais de metade dos morangos em pedaços pequenos, como se os picasse grosseiramente. Os restantes corte verticalmente para ficar com fatias de morango do tamanho dele próprio. Reserve.
Faça o chantilly, batendo as natas com o açúcar e aromatizando com umas gotinhas de baunilha. De seguida, quando o chantilly já estiver praticamente no ponto, acrescente-lhe a folha de gelatina completamente diluída (em 2 colheres de sopa de água quente e se quiser acaba por dilui-la no microondas) e bata uns segundos.
Agora, pode fazer o final de duas maneiras... Ou leva o chantilly ao frigorífico por 1 hora ou 2, para que fique logo mais firme, e depois barra o bolo e decora com os morangos por cima... Ou, desde que o bolo esteja completamente arrefecido, pode barrá-lo imediatamente com o chantilly e enfeitar com os morangos e depois levá-lo ao frigorífico. E depois para servir, retire-o do frigorífico com uns 20 minutos ou meia hora de antecedência... Bom apetite!
DICA: A folha de gelatina no chantilly ajuda-o a ficar mais fixo, porque os bolos de chantilly depois de algumas horas começam a "derreter"... Assim, aguenta melhor e não altera o sabor.