Bolo holandês com pêssego e chantilly
Tal como disse quando aqui publiquei a receita do bolo holandês com cobertura de chantilly e morangos, este é um bolo delicioso e versátil, que pode ser feito com formas diferentes e recheado e coberto com outras frutas. Assim, desta vez trago-vos a minha versão preferida: bolo holandês (numa forma com buraco) e recheado e coberto com chantilly e pêssego. Hummm, é divino! Além de bonito tem um sabor incrível. Desta vez, adicionei-lhe ainda um pouquinho mais de aroma a baunilha! Este é daqueles bolos aconchegantes, com sabor caseiro e guloso mas que enfeitado fica mais sofisticado...
INGREDIENTES
Para a massa:
5 ovos inteiros
250 gr de açúcar
250 gr de farinha
250 gr de manteiga (usei Vaqueiro)
2 colheres de sopa de aroma de baunilha
1 colher de sopa (não muito cheia) de fermento em pó
Para a cobertura:
200 ml de natas
4 colheres de sopa de açúcar
umas gotinhas de aroma de baunilha
1 folha de gelatina incolor
1 lata de pêssegos em calda
PREPARAÇÃO
Aqueça o forno a uma temperatura de 180ºC.
Bata os ovos inteiros até ficarem em espuma. Adicione-lhes o açúcar e bata até obter volume. Acrescente a farinha (com o fermento), a manteiga derretida e aromatize com baunilha. Mexa tudo muito bem.
À parte, unte uma forma com manteiga e polvilhe com um pouco de farinha (depois sacuda o excesso, virando a forma de cabeça para baixo e batendo-lhe suavemente). Verta o preparado do bolo para a forma e leve ao forno, por cerca de 35 minutos (consoante o seu forno, no meu leva até mais).
Depois de cozido, retire e deixe arrefecer. Desenforme. De seguida, com o bolo frio, corte-o ao meio, por forma a ficar com duas metades iguais. Reserve.
Faça o recheio, que neste caso também é a cobertura...
Corte mais de metade dos pêssegos em pedaços pequenos, como se os picasse grosseiramente. Os restantes corte em finas fatias para enfeitar o topo do bolo. Reserve.
Faça o chantilly, batendo as natas com o açúcar e aromatizando com umas gotinhas de baunilha. De seguida, quando o chantilly já estiver praticamente no ponto, acrescente-lhe a folha de gelatina completamente diluída (em 2 colheres de sopa de água quente e se quiser acaba por dilui-la no microondas) e bata uns segundos.
Agora, pode fazer o final de duas maneiras... Ou leva o chantilly ao frigorífico por 1 hora ou 2, para que fique logo mais firme, e depois recheia e barra o resto do bolo... Ou, desde que o bolo esteja completamente arrefecido, pode recheá-lo imediatamente com o chantilly e polvilhar com bastantes pêssegos picados; montar a 2ª metade em cima do bolo e barrá-la com o restante chantilly e enfeitar com as fatias de pêssego e depois levá-lo ao frigorífico (ou servir logo). E depois para servir, retire-o do frigorífico com uns 20 minutos ou meia hora de antecedência... Bom apetite!