Bolo Inglês
Esta é uma receita que se faz há muitas décadas na minha família. Quem a começou a fazer foi a minha madrinha, pela altura do Natal.
Como a madrinha agora está com quase 93 anos sou eu que faço o bolo. Nunca falha na nossa mesa natalícia nem na do fim de ano. Pessoalmente, acho que é o bolo inglês com a massa mais saborosa que comi. Quando era criança não gostava por causa das frutas cristalizadas e julgo que a maioria das crianças não o aprecia muito por causa disso mesmo. Portanto, também já o fiz uma ou outra vez sem as frutas e só com os frutos secos e os filhotes aprovaram. Mas igualzinho ao que aqui está (receita completa) costuma fazer as delícias dos mais graúdos:)
INGREDIENTES
350 g de farinha
350 g de açúcar
5 ovos
1 colher de chá de fermento
1 cálice e meio de vinho do Porto
125 g de manteiga (qualquer serve, desde a Vaqueiro à Matinal magra)
350 g de frutas cristalizadas + nozes + amêndoas torradas + pinhões (facultativo) * Uso frutas cristalizadas já aos quadradinhos Pingo Doce e depois aquelas maiores para a decoração.
PREPARAÇÃO
Bater o açúcar com a manteiga previamente derretida. Ir juntando alternadamente os ovos e a farinha (com o fermento adicionado). Depois, acrescentar o vinho do Porto. Por último, adicionar as frutas (reservando algumas para a decoração do bolo) e envolver tudo muito bem.
Convém ter o forno aquecido e uma forma rectangular previamente untada com manteiga e forrada com papel vegetal (igualmente untado com manteiga).
De seguida, verter na forma e levar ao forno.
Para decorar o bolo sem que as frutas se afundem terão que o fazer mais ou menos a meio da cozedura. Mas atenção, porque se deixarem passar muito tempo, o bolo ficará cozido e a decoração apenas será assente mas sem ficar presa... É uma questão de sensibilidade:)
O tempo de cozedura irá depender do forno de cada um... Mas é fazer o teste do palito.
DICA
Para que as frutas (as cristalizadas e as secas) que se vão juntar à massa do bolo não fiquem todas em baixo e sim distribuídas harmoniosamente por todo o bolo (desde a base até ao topo) passem-nas por água morna (assim sai o excesso de açúcar), enxuguem num pano, deitem num prato e polvilhem com um pouco de farinha. Não exagerar na farinha para que isso não faça o bolo pesado. Este bolo bem feito é muito fofo.