Caldeirada de lulas e pescada
Caldeirada de lulas, receita original da minha avó, que a fazia deliciosa e com frequência. Do meu cunho, acrescentei-lhe os medalhões de pescada - que não retiram o sabor ao prato e ajudam a enchê-lo de modo mais económico quando assim houver necessidade. Por esta altura, já devem pensar "Esta rapariga só come pescada! Ou esta rapariga não sabe dar descanso à pescada?!"... ah, ah! Sei! Mas é verdade que, apesar de tudo, continua a ser um dos meu peixes preferidos, das crianças também e, além disso, serve muito bem ou para acrescentar pratos deste género ou para confeccionar outros (só de pescada) muito rápidos para dias em que nem sabemos o que vamos fazer para o jantar! Ok, mea culpa: sou fã!
Agora, vamos às lulas... Gosto imenso. Mas é algo que faço de tempos a tempos, pois encolhem e para nós que somos muitos e (pior) comilões acabam por não render... Ah, mas há alguns pratitos com lulas, como esta caldeirada, que não dispenso fazer de vez em quando. Esta caldeirada é muito simples e saborosa.
INGREDIENTES para 5 ou 7 Pessoas
2 kgs de lulas limpas congeladas
2 tomates maduros
1/2 pimento vermelho
1 a 2 cebolas
3 dentes de alho
1 cálice generoso de vinho branco
1 pacote pequeno de polpa de tomate
água, azeite, sal, orégãos, manjericão e pimenta q.b.
2 folhas de louro
1 caldo knorr de galinha
1 raminho de coentros
cerca de 1,5 kg de batatas
+ 4 medalhões de pescada (se for para 6 a 7 pessoas)
PREPARAÇÃO
Comece por semi-cozer as lulas num tacho à parte. De seguida, escorra-as. Abra-as para verificar como está o seu interior, apesar de limpas algumas ainda trazem uma palhetazinha transparente semelhante a plástico... As que tiverem, retire-lhes isso. Corte em pedaços, reserve.
Num tacho bem grande, forrado com algum azeite, leve ao lume os alhos picados, o pimento picado, os tomates picados, a cebola partida às meias luas, as folhas de louro, uma pitada de sal e o caldo knorr. Deixe alourar, junte as batatas partidas em pedaços médios com a grossura de um dedo (em termos de altura) e acrescente água. Tape com a tampa e deixe cozinhar uns 5 minutos. Adicione a pescada (se quiser e precisar que o prato lhe renda mais), a polpa de tomate e o vinho branco. Deixe cozinhar e reduzir um pouco o molho. Por fim, acrescente uma pitada de pimenta, os orégãos e o manjericão. Junte as lulas. Mexa bem, rectifique o tempero e deixe cozinhar mais 2 ou 3 minutos, não muito mais pra que as lulas não comecem a encolher e cuidado para não empapar as batatas! Polvilhe abundantemente com coentros picados e sirva. Acompanhe com uma salada:)