Caril de camarão
Sempre gostei de caril. Caril de frango, caril de camarão... E cá por casa, a família aprecia, desde que não seja um caril muito picante. E, apesar de tudo, julgo que o caril de camarão é melhor um pouco mais picante do que o de frango. Portanto, estava eu a dizer, que sempre comemos caril (seja de frango ou de camarão) de vez em quando, mas agora passámos a comer mais vezes, porque a filhota mais nova adora. É o prato favorito da miúda, que tem uns gostos culinários extremamente exóticos (e em alguns casos, até refinados) para a tenra idade...
INGREDIENTES para 6 a 7 PESSOAS
1, 100 a 1,200 Kgs de gambas
50 gr de caril em pó (= 1 pacote grande da Margão)
4 pitadas de pimenta
4 pitadas de açafrão
2 pitadas de orégãos
1 pitada de gengibre
1 caldo knorr de galinha
sal e azeite q.b
1/2 cebola
2 dentes de alho
400 ou 600 ml de leite de coco (é cerca de 1 lata ou de lata e meia)
200 ml de natas (1 pacote pequeno)
1 copo de leite normal (se só usarem 400 ml de leite de côco)
1 raminho de coentros frescos
PREPARAÇÃO
Usei camarão já cozido, pelo que foi só descascá-lo e parti-lo em 2 ou 3 pedaços cada. E reservei.
Num tacho, forrado com algum azeite, levei ao lume a cebola picada, os alhos picados, o caldo Knorr e deixei alourar. Juntei o leite de côco e misturei bem. Acrescentei o açafrão e envolvi. De seguida, aos poucos, deiteo o pó de caril e mexi muito bem para que não ganhe grumos. Acrescentei a pimenta (provem, entre cada pitada, para que fique a vosso gosto. Cá por casa não gostamos muito de coisas bastante picantes...). Juntei o gengibre e os orégãos. É importante mexer bem entre cada adição de especiarias. Depois, acrescentei as natas e achei que precisava de uma pitada de sal. Voltei a mexer muito bem, por forma a obter um creme homogéneo. Polvilhei com bastantes coentros (os coentros refrescam muito o sabor). No fim, juntei os camarões ou gambas. Só no fim, para que não voltem a cozer e fiquem cozidos demais! Misturei. Provei e rectifiquei o tempero. Servi de imediato acompanhado com arroz branco simples e bem solto e com bróculos. Os bróculos são dos legumes que melhor casam com caril!
DICA: O caril pretende-se molhadinho, não deixem engrossar demais o leite e as natas. Aliás, o processo da confecção do molho desde que ele vai ao lume é bem rápido!