Chess Pie de manteiga de amendoim
Mantendo a rota dos doces americanos...
Só vos digo, que tarte tão boaaaa! Apaixonei-me completamente à primeira garfada. E não fui só eu... Todos os membros da família se renderam (e lamberam)... Sempre tive uma certa "tara" pelos doces americanos. Quando aparecem em filmes e coisa e tal têm sempre tão bom aspecto... Depois, há anos, estive no Canadá (Toronto) e também babei com os bolinhos tão bonitos das vitrines de pastelaria... No outro dia, estive a ver o filme "As serviçais" e aquela tarte da Minny ocupava um bom bocado do filme... Lembrei-me de pesquisar por ela e fui dar ao blog de "A Cozinha Coletiva", que eu já conhecia. E olhando para as tartes do blog, retirei algumas para experimentar. Esta foi a primeira e para mim deve ser quase imbatível!!!
Sim, experimentei dar-lhe um cunho meu, com a cobertura de chocolate... Ficou deliciosa, claro. Manteiga de amendoim e chocolate é uma combinação adorável. Mas se apenas fizerem a tarte sem cobertura vão deliciar-se igualmente, acreditem!
P.S. - Desta vez, não fui prática e decidi fazer a massa de raiz e valeu bem a pena. Sempre pensei que fosse mais parecida com a de compra... Mas feita em casa é bem melhor. De qualquer modo, se quiserem, podem sempre substitui-la por um pacote de massa quebrada de compra.
INGREDIENTES
Para a massa:
1 + 1/4 de chávena de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de açúcar
110 gr de manteiga gelada
1/2 chávena de água gelada
Para o recheio:
1/2 chávena de manteiga sem sal, derretida e fria
2/3 chávena de manteiga de amendoim cremosa (aqui pus um pouquinho mais do que na receita original, em que dizia só 1/2)
4 ovos
1+1/2 chávena de açúcar fino para bolos
2 colheres de sopa de farinha maizena
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
1 colher de sopa de essência de baunilha
Para a cobertura (opcional):
1/3 de tablete de chocolate negro de culinária (usei Nestlé)
1 colher de chá bem cheia de manteiga
natas q.b. para derreter o chocolate (aproximadamente menos de meio pacote)
PREPARAÇÃO
Começamos por preparar a massa... Junte a farinha, o açúcar e o sal numa tigela suficientemente grande para poder usar as mãos à vontade. Adicione a manteiga gelada e partida em cubos pequeninos e vá amassando com a ponta dos dedos. Acrescente a água gelada e amasse rapidamente. Forme uma bola de massa e leve-a embrulhada em película aderente ao frigorífico por meia hora.
Depois desse tempo, estenda a massa com a ajuda de um rolo de massa enfarinhado, numa bancada enfarinhada até obter um círculo suficiente para forrar uma tarteira com ela. Apare os excessos em volta, com o auxílio de uma faca. Pique-lhe o fundo com um garfo e leve de volta ao frio. Pré-aqueça o forno a 200 Cº.
Faça o recheio... Misture a manteiga derretida com a de amendoim, com um fouet. Sem parar, acrescente os ovos, o açúcar, a farinha, a maizena, o vinagre e a baunilha até obter um creme homogéneo.
Recheie a massa que tirou do frigorífico e leve ao forno até o creme inchar e ganhar mais consistência. Retire do forno e deixe arrefecer completamente (para acelerar pode colocar no frigorífico). Reserve.
Faça a cobertura (facultativa). Leve os quadrados de chocolate com as natas e a manteiga ao lume até derreter e ficar um creme aveludado de chocolate. Deixe arrefecer uns minutos e verta por cima da tarte. Volte a colocá-la no frio até ser quase hora de servir...