Chili de carne
Chili de carne, adoro! Mas, confesso que não sou muito adepta de picante e com crianças em casa nem pensar... Portanto, este é um chili com um sabor intenso mas sem ser picante. Tem aquele paladar que dá para perceber que não é receita da cozinha portuguesa, é aromático... quem gostar de picante, é só acrescentar-lhe! Mas este chili vale muito a pena, é delicioso! O segredo está nos cominhos, na variedade de pimentos e na abundância de coentros... Hummm...
INGREDIENTES para 10 a 12 PESSOAS
1,100 kg de carne de vaca picada (de preferência com um pouco de chouriço de carne corrente)
4 latas pequenas de feijão encarnado
1 cebola grandinha + 1 cebola pequena
6 dentes de alho
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1 tomate maduro
1 caldo knorr de galinha
1 pacote e meio de polpa de tomate
vinho branco q.b.
sal, pimenta e orégãos q.b.
cominhos em pó (bastante mas q.b obviamente)
um raminho jeitoso de coentros frescos
PREPARAÇÃO
Faça um refogado com azeite, alhos picados, cebola picada, pimentos vermelho e verde picados, tomate picado e o caldo Knorr. Quando tudo estiver alourado, adicione a carne picada e envolva bem. Deixe ganhar cor. Refresque com um pouco de vinho branco. Depois, junte a polpa de tomate e o tempero (orégãos, pimenta, sal...). Deixe cozinhar alguns minutos. Acrescente os cominhos e mexa bem.
Assim que lhe pareça quase pronto, adicione os feijões (que como são de lata já estão cozidos) e tape. Deixe que fique bem quente. Polvilhe com muitos coentros picados. Incorpore tudo muito bem.
Convém que esteja molhadinho, ou seja, que tenha molho.
Sirva com arroz branco a acompanhar.
DICA: Se quiser, também pode adicionar 1 colher de chá de açafrão...