Empada gigante de alheira
Ainda em tempo de alheiras (embora elas me saibam bem durante todo o ano, hehe)... Criei esta empada há uns tempos. Já a testei no ano passado com convidados e ficou super aprovada. Cá em casa todos são fãs. Esta empada tanto serve de entrada (se servir uma pequena fatia com umas folhinhas de salada, por exemplo), como de prato principal (se servir quantidades mais generosas). Também é uma especialidade salgada a colocar numa mesa de lanche/ajantarado de festa...
INGREDIENTES
2 massas folhadas de compra (daquelas redondas)
2 alheiras de boa qualidade (usei de caça)
2 alhos franceses
400 gr de bróculos (usei congelados)
folhas de espinafres congeladas ou frescas (usei meio pacote congelado)
1 embalagem de queijo creme Philadelfia
1 mão cheia de azeitonas pretas às rodelas
2 dentes de alho
1 cebola pequena
1/4 de pimento encarnado
sal, pimenta q.b.
1 pequeno fio de azeite
1 ovo (para pincelar)
PREPARAÇÃO
Comece por forrar a tarteira com a massa folhada de 1 pacote. Pique-lhe o fundo, com a ajuda de 1 garfo.
Coza previamente os bróculos, deixando-os "al dente". Escorra, parta-os grosseiramente e reserve. Se usar espinafres congelados, escalde-os em água fervente por 3 minutos, escorra e reserve. Se usar espinafres frescos não necessita de fazer nada previamente. Tire a pele às alheiras (cortando primeiro as extremidades e depois fazendo um corte longitudinal), esmigalhe-as em pedaços e reserve.
Numa frigideira, leve um pequeno fio de azeite com os alhos picados, o pimento picado, a cebola picada e os alhos franceses partidos em finas rodelas e deixe que alourem. Junte os bróculos, as alheiras e os espinafres (ou os congelados previamente escaldados ou os frescos) e mexa bem. Tempere com sal e pimenta. Adicione o queijo creme e vá mexendo com carinho até que se dissolva. Deixe apurar mais 1 ou 2 minutos e apague o lume. Deite este preparado por cima da massa. Depois, coloque a outra massa de compra por cima e, com a ajuda dos dedos, una-a à massa que estava a forrar a tarteira. Tenha o cuidado de não deixar nenhum bocadinho por unir. Retire o excesso e com ele faça uma bolinha que depois amasse a fim de moldar uma espécie de tampinha (mera decoração). Por último, pique toda a massa de cima com um garfo (para que o vapor vá saindo). Pincele com 1 ovo e leve ao forno. Quando estiver douradinha, a empada de alheira está pronta!
Tanto pode ser comida morna como fria (prefiro fria)... hummmm :)