Empadão de carne
Empadão de carne é fácil de fazer e sabe sempre bem, acompanhado por uma saladinha de alface e tomate. As crianças costumam adorar e cá por casa não é excepção... Se quiser fazer para que dure para outra refeição, aconselho a usar puré instantâneo. Conserva-se melhor.
INGREDIENTES para 8 PESSOAS (o meu pirex é grande e tem altura)
900 gr a 1 kg de carne de vaca picada (se puder peça no talho para picar com um pouco de chouriço corrente)
400 gr de puré (gosto do Jerónimo Martins)
9dl de leite (quantidade indicada pela marca de puré que uso, pois sei que varia de marca para marca)
1,5 de água (quantidade indicada pela marca de puré que uso, pois sei que varia de marca para marca)
2 colheres de sopa de manteiga
4 dentes de alho
1 cebola
azeite q.b.
100 ml de polpa de tomate
2 colheres de sopa de Ketchup
1 caldo knorr de galinha
sal, orégãos e manjericão q.b.
umas folhinhas de coentros frescos
1 ovo
PREPARAÇÃO
Comece por fazer o puré, segundo as indicações da embalagem. No puré, usa-se água, leite, sal e manteiga. Coloque pouco menos do que metade do puré num pirex. Como se o forrasse.
Reserve o restante.
Agora, faça a carne picada. Leve ao lume, num fio de azeite, os alhos e a cebola picada. Adicione o caldo de galinha. Quando alourados, junte a carne. Quando esta deixar de estar vermelha e já tiver cor de cozinhada, acrescente a polpa de tomate e o Ketchup. Rectifique o tempero. Deixe cozinhar. No fim, polvilhe com os coentros.
Depois, com uma escumadeira, vá retirando a carne da panela ou frigideira, escorrendo-a o máximo possível (não a queremos com molho, o molho foi só para lhe dar sabor) e colocando por cima do puré que já está no pirex de ir ao forno. Tape, assim, esse puré com uma camada generosa de carne. De seguida, tape essa camada de carne com o restante puré que havia reservado. Pincele com um ovo batido e leve ao forno para gratinar.
Sirva com salada de alface e tomate, por exemplo.