Empadão de salsichas frescas
Este empadão é receita da minha avó. Portanto, um "clássico" para a minha família. Se inicialmente pode parecer uma combinação estranha ou pouco apelativa de ingredientes, depois de se provar... aprova-se! E o excelente é que tem pouca gordura, contém legumes... é diferente, original... Uma comidinha "higiénica" (como lhe costumo chamar) e muito saborosa. Ah, e é bonito de se ver a mistura de cores no prato!
INGREDIENTES para 5 a 6 PESSOAS
12 salsichas frescas (uso umas do meu talho que têm pouquíssima gordura, aliás, de outra forma não gostaria delas)
1 nabo
300 gr de ervilhas
2 a 3 cenouras
300 gr de puré de batata instantâneo ou cerca de 8 boas batatas para fazer puré
sal, manteiga e leite q.b (para o puré)
1 ovo para pincelar
PREPARAÇÃO
Desta vez, fiz com puré instantâneo. É mais prático e sabe bem na mesma. Como já disse, gosto de usar a marca Jerónimo Martins, portanto usei a água e o leite que a embalagem indica e 1 colher de sopa de manteiga. Assim, fiz o puré e reservei-o.
Primeiro, descasquei o nabo e parti-o em cubos pequeninos. Descasquei as cenouras e cortei-as, igualmente, em cubos pequeninos. Coloquei o nabo e a cenoura, juntamente com as ervilhas e as salsichas, numa panela com água e sal e levei tudo a cozer. Assim que as salsichas estejam cozidas, retire-as, escorra-as e corte-as às rodelas (não muito grossas nem muito finas). Reserve. Depois, verifique se os legumes tabém estão cozidos (não os deixe empapar) e se "sim" retire-os, escorra-os muito bem. E forre com os legumes o fundo do pirex grande que irá levar ao forno. Tente que fiquem bem distribuídos. De seguida, disponha por cima dos legumes as rodelas de salsichas. Cubra com o puré que fez. Pincele com o ovo e leve ao forno só para gratinar. Acompanhe com salada!
DICA: Se preferir fazer com puré de batata "verdadeiro", os procedimentos são quase idênticos. Apenas leve 2 tachos ao lume: 1 com as batas e metade das salsichas e o outro com os legumes e a restante metade das salsichas. Ou seja, divida as salsichas pelo tacho das batatas para fazer o puré (estas irão dar-lhe um gostinho) e pelo tacho dos legumes. E pronto, escorra as batatas, passe-as com a ajuda do passe-vite, adicione um pouco de leite e manteiga... O resto faz-se igualzinho!