Entrecosto rápido no forno
Bem sei que entrecosto na brasa é que é! Mas se vivem num apartamento isso é complicado. A solução é o forno, obviamente. Então, este é um assado do mais simples que possam imaginar. Prático e com poucos ingredientes. É relativamente rápido e tanto se come bem no inverno como no verão. No verão, só com uma saladinha, por exemplo, é ótimo!
Entrecosto, piano, como lhe queiram chamar, no forno e tenrinho. Fica a sugestão para aqueles dias em que não há grande vontade de cozinhar...
INGREDIENTES
Entrecosto de porco (quantidades de acordo com o desejado)
sal q.b.
pimenta preta moída na hora q.b.
alho em pó q.b. (facultativo)
azeite q.b.
PREPARAÇÃO
Quando comprarem o entrecosto no talho, peçam para o talhante dar uns cortes entre os ossinhos, para ser mais fácil depois de separarem os pedaços.
Untem com azeite um pirex ou tabuleiro de forno. Pré-aqueçam o forno a 210 ou 220 Cº.
Coloquem o entrecosto no recepiente de forno e temperem com sal e pimenta preta moída na hora (uso daqueles moinhos) e, se gostarem, polvilhem também com um pouco de alho em pó. Confesso que nem sempre uso. Este género de carne fica muito bem apenas com sal e pimenta.
Levem ao forno.
Passados 15 ou 20 minutos virem o entrecosto. O tempo é relativo, pois depende tanto da quantidade de carne como do próprio forno. Na verdade, o que se pretende é que virem a carne a meio do tempo total que vão demorar a assá-la.
Quando estiver bem assadinha, a soltar-se do osso... Basta retirar do forno, partir em pedaços e servir.
É rápido e bastante saboroso. Podem acompanhar com salada e arroz ou batata, etc..
As crianças costumam gostar bastante.