Esparguete rápido, saboroso e mais saudável
Esta não é bem uma "receita", digamos que é mais uma sugestão. Uma dica para obter um esparguete mais saboroso e de forma um pouco mais saudável. Um esparguete "à alhinho"...
INGREDIENTES
Esparguete q.b.
água q.b.
sal e pimenta preta q.b.
alho em pó e coentros (em especiaria) q.b.
1 colher de manteiga
1 fio pequeno de azeite (facultativo)
PREPARAÇÃO
Quando fazemos esparguete simples é apenas cozido em água com sal e depois de pronto e escorrido, acrescentamos-lhe um pouco de manteiga.
Quando queremos fazer esparguete "à alhinho", é costume, depois do processo em cima indicado, levarmos alhos picados a alourarem numa quantidade generosa de azeite numa frigideira ao lume. Só então, adicionamos o esparguete previamente cozido. E é muito bom! Sem dúvida, melhor do que o simples.
A questão é que o azeite é super saudável desde que comido cru. O azeite cozinhado já não o é tanto assim. E como o utilizamos noutras comidas dessa forma, porque não aligeirar aqui, por exemplo? Assim, e com muito menos trabalho, podem ter o mesmo sabor do esparguete "à alhinho" e mais saudável.
Basta que cozam o esparguete em água fervente com sal. Depois de pronto, escorram. Acrescentem a manteiga do costume e envolvam bem. Vão temperando com uma pitada de pimenta preta moída na hora, alho em pó e coentros (daqueles de especiaria). Vão mexendo cuidadosamente, para que fique temperado por igual. Se quiserem, acrescentem um fio pequeno de azeite.
Podem também reduzir a manteiga. Fica ao vosso critério.
Desta forma, pouparam trabalho e mãos mal cheirosas de picar alho e, principalmente, pouparam um "banho" de azeite aquecido. Portanto, tem menos gordura e o sabor é muito bom na mesma!