Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BOM GARFO

Na minha cozinha... Simples e experimental... Colorida e divertida... Nascem sabores para degustar, para alegrar a família e os amigos... e para partilhar com quem seja Bom Garfo:)

BOM GARFO

Na minha cozinha... Simples e experimental... Colorida e divertida... Nascem sabores para degustar, para alegrar a família e os amigos... e para partilhar com quem seja Bom Garfo:)

22
Abr19

Favas guisadas com enchidos

Bom Garfo

IMG_20190218_230335.jpg

Bem sei que muita gente não gosta de favas, na verdade até existem muitas pessoas com aversão às ditas! Tipo "ódio". Juro que acho isso incompreensível, elas são tão boas!!! Ah, ah! Ok. Admito, sou suspeita. Adoro-as! É uma paixão desde pequena. Na casa dos padrinhos e da avó materna comiam-se regularmente. Na casa da avó paterna era até uma especialidade! Portanto, era favas de um lado e do outro e tal deve-me ter dado a volta! O meu marido só se aventurou a experimentá-las quase na meia idade, porque desde o berço que tinha escolhido detestá-las mesmo sem as ter provado. Quando provou não se pode dizer que as tenha amado mas passou a ter uma relação cordial com as "pobrezitas".  Os meus filhos, quando eram mais pequenos, franziam-lhes o sobrolho e decidiram desde então que também não gostavam. E assim passo anos que não as como. No outro dia, farta de não lhes pôr o garfo em cima, pensei que estava na hora de voltar a fazê-las. Fiz até uma comida à parte para os miúdos, que é coisa rara e com a qual não concordo muito. Dá trabalho extra e sou apologista de alcançarmos concensos... Mas fiz, porque o ódio a favas e iscas é daqueles que melhor aceitamos... Qual não foi o meu espanto, quando as criaturas menores, deitando o olho ao meu prato e ao do pai, pediram para (voltar, anos depois) a experimentar e, depois de provarem, admitiram serem "comestíveis". Ainda não se renderam por completo mas já as aceitam... Com jeito, ainda acabam mesmo a gostar! Hehe!

IMG_20190218_230409.jpg

INGREDIENTES

1 kg de favas grandinhas já descascadas (comprei na senhora dos congelados, a peso)

1 chouriço de carne corrente

1 linguiça ou chouriça de carne (é mais escura, de carne e grandinha, portanto o nome muda consoante a região. O senhor do talho do Pingo Doce chamou-lhe morcela, mas não é nenhuma morcela, acreditem!)

1 farinheira

2 a 3 dentes de alho

1 cebola pequena/média

1 tomate maduro

2 colheres de sopa de polpa de tomate

1 folha de louro

sal e pimenta q.b.

coentros frescos q.b.

1 cálice de vinho branco

1 fio de azeite

água q.b.

IMG_20190218_230709.jpg

PREPARAÇÃO

Eu costumo cozer previamente os enchidos à parte, pois escuso de ficar com a água com mais gordura. Mas isso é uma mania minha...  Portanto, cozo os enchidos inteiros numa panelinha com água fervente, depois escorro-os, corto em rodelas/pedaços médios e reservo.

Num tacho, levo ao lume, a cebola e os alhos picados, o tomate cortado em cubinhos pequenos e um fio de azeite. Refogo. Acrescento, de seguida, o vinho branco e depois as favas. Passados, cinco minutos, junto a polpa de tomate. Tempero com sal e pimenta (cuidado, não colocar demasiado sal porque os enchidos também salgam), mexo bem, e deixo cozinhar. Se achar que tem pouco molho, acrescento um pouco de água. Quando as favas já tiverem razoavelmente macias, acrescento os enchidos e deixo apurar. Os enchidos, mesmo entrando na "festa" só agora, também lhes vão conferir sabor.

Decidam o vosso ponto de cozedura das favas. Eu, por exemplo, gosto delas mais cozidas mas o marido gosta delas mais "al dente"...

No fim, polvilho com bastantes coentros picados. Sou muito generosa!

Sirvo sempre acompanhadas com salada de alface e cebola ( a minha avó materna, não sei porquê, para a salada que acompanhava as favas tinha a mania de cortar a alface em ripas, do género do corte do caldo verde). Se não tiver esta salada não me sabe ao mesmo. E de preferência cortada naquele formato específico. Desta vez, foi normal porque foi o marido que preparou a salada e esqueci-me de lhe dizer para a cortar em ripas... Mas a salada, cortada de que maneira for, parece que ajuda a refrescar o prato... Considero-a essencial!

Estas são as minhas favas preferidas. A minha avó materna costumava juntar-lhes um chouriço de sangue em vez da chouriça ou linguiça... A minha avó paterna tinha o hábito de lhes juntar também um pouco de entrecosto (piano). E como, por acaso, para os miúdos tinha feito entrecosto, desta vez, juntei-lhes mesmo um bocadinho! No meu caso, era entrecosto feito no forno. Mas se quiserem fazer as favas com entrecosto, basta começarem por saltear no início o entrecosto no azeite. Depois, retiram e reservam. Só de seguida, juntam a cebola, os alhos, etc. e fazem o resto do processo...

Hum... Estavam tão boas! Souberam-me mesmo bem!

IMG_20190218_221246.jpg

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Links

  •  
  • APRESENTAÇÃO DA MINHA COZINHA...

  •  
  • Bolos

  •  
  • Bolos de tabuleiro

  •  
  • Doces de colher

  •  
  • Outros Doces

  •  
  • Quiches & Similares

  •  
  • Saladas

  •  
  • Entradas & Petiscos

  •  
  • Sopas

  •  
  • Carnes

  •  
  • Peixes

  •  
  • Mariscos

  •  
  • Moluscos

  •  
  • Outros pratos

  •  
  •  
  • Acompanhamentos

  •  
  • Receitas + saudáveis (menos calóricas)

  •  
  • Idéias Rápidas

  •  
  • Sugestões de decoração

  •  
  •  
  • Curiosidades sobre...

  •  
  •  
  • Para meter o garfo e a colher...

  •  
  •  
  • Utensílios de Cozinha & Mesa

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • OUTRAS COZINHAS QUE VISITO

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • MAIS SOBRE MIM (PINTURA)

    Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2020
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2019
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2018
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2017
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2016
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2015
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2014
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D

    Em destaque no SAPO Blogs
    pub