Feijoada de frango à minha moda
Há uns 12 anos que inventei esta feijoada. Explico: tenho um marido que adora comer e que aprecia aqueles pratos típicos da nossa gastronomia - como feijoadas, cozidos à portuguesa -, sim, esses assim pesadinhos. Ora, eu até gosto mas não tanto como ele. Então, lembrei-me de fazer algo que tivesse essas raízes mas com um sabor mais leve. Fugi aos feijões manteiga e vermelhos, fugi às carnes vermelhas... e apenas me perdi nas natas:) Nasceu esta minha feijoada que até hoje tem sido um prato que nunca me deixou ficar mal! Costumam comer e querer saber a receita... Espero que também gostem:)
INGREDIENTES para 8 a 10 PESSOAS
6 peitos de frango
5 latas de feijão branco pequenas (só gosto do Compal, é o que fica mais soltinho, e nem sempre encontro das latas grandes...)
2 pacotes de natas (400 ml)
2 cenouras granditas
1 chouriço de carne corrente (não demasiado grande)
1 cebola jeitosinha
3 dentes de alho grandinhos
1 raminho generoso de coentros frescos
1 e 1/2 caldo knorr de galinha
orégãos, manjericão e pimenta a gosto
2 colheres de sopa de vinho branco
PREPARAÇÃO
Comece por cozer os peitos de frango em água e sal. Depois de cozidos, desfie em lascas grandinhas e reserve.
Faça um refogado com um pouco de azeite, cebola picada, alhos picados, caldo knorr e cenoura descascada e partida às rodelas. Deixe alourar. De seguida, junte o feijão com metade da sua própria água. Junte um dos pacotes de natas, deixe cozinhar até a cenoura perder metade da rigidez. Vá mexendo, para que o feijão se mantenha soltinho. Acrescente o chouriço previamente pelado e cortado em rodelas não muito grossas. Cozinhe mais uns minutinhos. Adicione o outro pacote de natas. Envolva tudo muito bem. Coloque os temperos. Eu não costumo usar sal, porque já pus o caldo knorr e o chouriço do prato também dá gosto, além de que este não é um prato para ficar demasiado apurado. Pique bastantes coentros e junte-os. Assim que a cenoura e chouriço lhe pareçam suficientemente cozinhados (ficam bem assim "al dente"), adicione o frango, misture tudo. O frango apenas deve ser colocado mesmo no fim, para que não se desfie mais. A feijoada deve ficar com molho. Apague o lume. Está pronto a servir. Acompanhe com arroz branco solto.
DICA
Se, por acaso, as natas forem consumidas rapidamente e achar que a feijoada está com pouco molho, acrescente um pouquinho de leite (para não ter que usar uma quantidade maior de natas). Mas na maioria das vezes, tal não será necessário. Pode acontecer com mais frequência quando os peitos de frango são muito grandes ou se puser pouca água do feijão.