Fondue de carne
Bem, não se pode dizer que existe uma receita propriamente dita para fazermos Fondue de carne. No entanto, há dicas e truques que para quem costuma fazer esta delícia pode não ser segredo mas para quem nunca fez certamente darão jeito. Digo isto porque eu própria tive várias dúvidas da primeira vez que fiz Fondue. Pesquisei na net até mas a pesquisa não foi satisfatória. Assim, aqui fica o que sei...
INGREDIENTES
4 a 5 quadrados de carne para fondue por pessoa
sal q.b.
óleo q.b.
gel ou alcool q.b.
umas gotinhas de água ardente
Molhos (pelo menos 4)
Acompanhamentos variados: batata frita, esparregado de espinafres e salada de fruta tropical (manga, laranja, ananás, uva....)
PREPARAÇÃO
Comece por arranjar a carne crua, colocando-a numa travessa de levar à mesa, apenas temperada com sal e pimenta.
Frite batatas aos palitos e faça um esparregado de espinafres (se gostar). Crie também uma salada de frutas, vai ajudar a refrescar e desenjoar. Os citrinos como a laranja (fatiada) e as frutas tropicais como a manga e o ananás (cortados em cubos) parecem-me as mais indicadas. Na minha, juntei também uns bagos de uva.
Quanto aos molhos, pode fazê-los ou comprá-los feitos. Mas molho tipo coktail ou wisky, molho de alho, maionese e ketchup são boas opções. Usei estes porque tinha crianças à mesa. Se não tivesse, eventualmente, acrescentaria um molho mais picante de pimenta, por exemplo. Molho simples de manteiga e limão também é boa opção.
Agora, algumas dicas importantes....
Qual a quantidade de óleo a colocar no recepiente de fondue? Bem, diria que, mais ou menos, deve encher a panelinha até meio.
E aquece-se o óleo antes ou leva-se frio para a mesa?
Aqueça bem antes de levar para a mesa, afinal a "lamparina" não tem força para o aquecer tanto assim, apenas o irá manter quente.
E põe-se apenas o óleo na panelinha? Não! Ponha uma rolha de cortiça (que foi o que eu pus) ou uma pequena batata com casca para ajudar o óleo a manter-se limpo e a durar mais.
E o que usar para queimar na lamparina? Pode usar alcool normal mas é mais perigoso por ser mais líquido. Hoje em dia, há um gel próprio à venda e encontra-o facilmente em grandes hipermercados como o Continente ou em lojas tipo A Casa... Peça simplesmente gel para pôr na lamparina do fondue, que sabem logo o que procura! E já há gel sem odor! Antigamente, havia alguns que deitavam um cheiro incomodativo. O gel tem mais do que uma vantagem: é mais espesso e seguro por isso; e arde mais devagar, pelo que dura mais tempo.
Se adicionar umas gotinhas de água ardente tanto ao alcool como ao gel consegue aumentar ainda mais a sua durabilidade.
E todas as lamparinas podem usar alcool? Tanto as que têm uma rede ou buraquinhos por dentro como as outras completamente abertas? Sim! E gel? Bem, disseram-me que o gel não era tão indicado para as lamparinas de rede mas quando fui à loja de onde veio o meu equipamento (por acaso, era do Gato Preto), a funcionária disse que a minha lamparina que tinha uns buraquinhos também levava gel. Assim, eu coloquei gel. Demora mais a escorregar mas com paciência também entra para dentro dos tais buraquinhos.
A lamparina parece que tem papel lá dentro, é normal? Sim, é. Não tire. É próprio.
Até onde encher a lamparina? Não encha muito, deixe pelo menos um terço vazio no cimo. Evita acidentes.
Quanto tempo dura o gel? Para terem uma ideia, para cerca de 25 a 30 pedaços de carne eu uso duas vezes gel. Ou seja, acendo ao início e a meio preciso de colocar mais. E demoramos muito tempo a comer, somos 5!
Espero que estas dicas ajudem. E aproveitem. O Fondue é uma delícia! Uma ideia divertida e descontraída para comer e conviver à mesa! E todos os componentes desta refeição são tão coloridos e bonitos...