Jardineira de frango
Guisados são comidas de conforto e muito aconchegantes nesta época do ano, mais fria. Tendo em conta que muitas das comidas que estão "na moda" levam molhos de natas e coisas assim, até considero uma carne à jardineira algo bastante saudável.
A mais comum, é feita com carne de vaca, mas pode confeccionar-se com o que quisermos e, pessoalmente, acho que fica muito bem com frango, além de se tornar até um pouco mais leve.
Então, aqui fica a receita da minha carne de frango à jardineira que rende uma panela grande...
INGREDIENTES
6 peitos de frango médios
1 chouriço de carne corrente
4 cenouras
400 gr de ervilhas (= 1 pacote, usei Iglo)
1 cebola
3 dentes de alho
batatas a gosto (usei umas 8 ou 9)
200 ml de polpa de tomate (= 1 pacote pequeno)
sal e coentros q.b.
2 colheres de sopa de vinho branco
azeite q.b.
PREPARAÇÃO
Pode cozer os peitos de frango à parte ou grelhá-los. Desta vez, optei por alourá-los num grelhador com um fio de azeite (pouco), temperados com sal. Enquanto eles iam alourando, fui cortando os outros igredientes...
Piquei a cebola e os alhos e cortei as cenouras em rodelas finas. Levei-os a alourar em azeite na panela onde cozinhei todo o guisado. Descasquei as batatas e cortei-as em cubos. Acrescentei-as à panela, mexi e deixei cozinhar assim uns 5 minutos. Depois, acrescentei o vinho branco e cozinhei mais uns 3 ou 4 minutos. Temperei com sal (não precisa de muito, pois vai levar o chouriço que já é um alimento salgado e o frango que também esteve a cozinhar com tempero) e adicionei a polpa de tomate. Juntei as ervilhas e cobri com água, apenas até chegar ao topo dos alimentos. Tapei e deixei a cozinhar. Cortei o chouriço às rodelas finas e adicionei-o. Entretanto, o frango ficou praticamente cozinhado. Retirei-o do lume e cortei-o em cubos. Reservei. Quando as batatas já estavam quase cozidas, introduzi os cubos de frango. Mexi bem. Deixei apurar até ver que as batatas estavam no "ponto", ou seja cozidas mas inteirinhas, sem estarem empapadas. Polvilhei com coentros.
Jardineira pronta a servir!
NOTA: Costumo adicionar feijão verde cortado em pedaços, mas desta vez não o tinha em casa... Mas fica a dica.