Leite Creme (à minha moda)
Especialmente aos fins de semana ou quando convidamos amigos para jantar... ou até mesmo quando vamos a casa de alguém, gosto de fazer uma sobremesa. E às vezes há refeições mais pesadas que pedem uma sobremesa mais leve. Um leite creme é sempre uma boa opção. E agrada a quase todos. Inicialmente, há vários anos, comecei por fazer de pacote mas o que queria mesmo era fazer um caseiro. Assim, pesquisei e encontrei várias receitas. Obviamente parecidas mas que faziam diferença no número de ovos e na espécie de farinha. Fiz várias. E acabei por "criar" esta que aqui vos deixo hoje, que surgiu da combinação de várias.
Cá em casa, os filhotes apelidaram este leite creme de "Leite Creme Miau Miau Mamã", por gostarem muito :)
Espero que gostem!
INGREDIENTES
1 l de leite
2 paus de canela
2 tiras grandes de casca de limão
10 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de farinha maisena
1 colher de sopa de farinha com fermento (uso da Branca de Neve)
1/3 de vagem de baunilha (se não tiverem podem usar também uma colher de chá de aroma de baunilha liquido)
8 gemas
1 pacote de natas (tipo da Mimosa)
canela em pó a gosto
PREPARAÇÃO
Leve o leite ao lume com os paus de canela, a vagem de baunilha e as cascas de limão (eu até costumo acrescentar ainda uma pitada de canela em pó) até ferver.
À parte, misture o açúcar com as farinhas e as gemas. Verta sobre este preparado as natas. Mexa o melhor possível e misture com o leite quente. Leve tudo ao lume até engrossar. Retire do fogo e elimine os paus de canela, a vagem de baunilha e as cascas de limão. Transfira para o recipiente onde vai servir ou para tacinhas e deixe arrefecer.
Por fim, decore a gosto com canela em pó ou então polvilhe bem com açúcar e queime com um ferro próprio (se optar pela última ideia irá obter uma casca fina caramelizada por cima e convém fazê-lo apenas perto da hora de servir).
Desta vez, decidi-me pela simples canela (o que está na foto).
Espero que gostem!
DICA
A consistência varia consoante a altura que o tirarem do lume. No entanto, saibam que depois de arrefecer engrossa sempre mais um pouco. Assim, não aconselho a tirarem muito cedo, quando ainda está líquido, mas também a não deixarem que engrosse demasiado...