Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BOM GARFO

Na minha cozinha... Simples e experimental... Colorida e divertida... Nascem sabores para degustar, para alegrar a família e os amigos... e para partilhar com quem seja Bom Garfo:)

BOM GARFO

Na minha cozinha... Simples e experimental... Colorida e divertida... Nascem sabores para degustar, para alegrar a família e os amigos... e para partilhar com quem seja Bom Garfo:)

28
Mar19

Louça nova, yupi!

Bom Garfo

IMG_20190324_225244.jpgComo isto é um blog de culinária, acho que faz todo o sentido falar de louça... Como um fétiche mas também como algo utilitário... Afinal, não se pode comer sem ela... 

Ando entusiasmada a renovar o stock da louça diária cá da casa. Há muitos anos que não comprava louças... Embora, se parta muita! Mas temos por hábito comprar sempre mais dois ou três pratos e tigelas do que o que necessitamos, já a contar com isso. Assim, mesmo que se vá partindo, o "conjunto" dura mais. E, agora, que os miúdos já entraram na adolescência, mexem mais e dura menos! IMG_20190324_225253.jpgUltimamente, já quase nem tinha pratos que chegassem para nós! Assim, lá abri os cordões à bolsa e fiz um investimento que espero que dure uns anos e que, confesso, me deu prazer.

Desta vez, optei por umas coisas diferentes e mais "modernaças". Em vez de comprar o prato raso, o prato da sopa e o prato de sobremesa todos do mesmo conjunto - como fazia habitualmente -, decidi criar eu um, com louça que se conjuga e... tem vantagens... Por exemplo, escolhi um prato raso de cor verde acinzentado e preferi comprar tigelas a pratos de sopa. As tigelas são mais versáteis, pois servem para os cereais, para as sopas, para saladas,etc... Assim, "matei vários coelhos com uma só cajadada"! Além disso, ainda, fui buscar tigelas brancas (com um relevo giro, que lhes realça a brancura completa) porque ficam bem com a cor lisa do prato e podem servir para outros de cor distinta, evitando assim ter que comprar mais tigelas ou pratos de sopa. Depois, para animar a "coisa" e para fazer um elo de ligação entre o verde do prato e o branco da tigela, arranjei uns pratos de sobremesa que englobam essas duas cores e têm um padrão tipicamente português... "Done"! Ficou um conjunto engraçado. 

IMG_20190324_225304.jpg E como eu disse, já tenho as tigelas... Comprei também uns pratos rasos rosa - que acho lindos - e assim tenho praticamente dois conjuntos completos. Agora, só me faltam uns pratos de sobremesa para fazer a "ligação" entre os pratos rasos rosa e as tigelas brancas... E espero que durante uma década, no mínimo, não tenha que comprar mais...

A coisa está quase composta... Só me faltam mesmo os tais pratitos de sobremesa para o último conjunto e até já tenho uns em vista.

Os conjuntos anteriores eram brancos mas desta vez decidi dar um pouco de cor à mesa, apesar de privilegiar os lisos e só haver padrão nos pratos de sobremesa.  Mas como os conjuntos de Festas que tenho são branco e pérola (ou creme claro) - um foi a minha avó que me ofereceu e o outro da Vista Alegre herdei da madrinha -, sempre se varia um pouco. Os das Festas só pretendo utilizar mesmo nos Natais, Passagens de Ano e, eventualmente, em alguns aniversários. 

Os novos - o verde e o rosa - são para todos os dias e para quando tiver visitas inesperadas (de última hora) e jantares informais com amigos. 

IMG_20190324_225233.jpg IMG_20190324_225333 (2).jpg

Todas as peças são faiança portuguesa, simples mas com um toque vintage que agora se usa bastante. E quanto a mim, o "vintage" nunca sai de moda... Pratos rasos e tigelas comprados ao quilo na loja Cerâmicas da Linha do Chiado (Lisboa). Os de sobremesa já foram comprados à unidade mas no mesmo estabelecimento. Amei a loja, recheada de coisas giras. Tem tanta coisa que o difícil foi escolher! 

Espero que gostem! Quando tiver os pratinhos da sobremesa, mostro como ficou o conjunto rosa...

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Links

  •  
  • APRESENTAÇÃO DA MINHA COZINHA...

  •  
  • Bolos

  •  
  • Bolos de tabuleiro

  •  
  • Doces de colher

  •  
  • Outros Doces

  •  
  • Quiches & Similares

  •  
  • Saladas

  •  
  • Entradas & Petiscos

  •  
  • Sopas

  •  
  • Carnes

  •  
  • Peixes

  •  
  • Mariscos

  •  
  • Moluscos

  •  
  • Outros pratos

  •  
  •  
  • Acompanhamentos

  •  
  • Receitas + saudáveis (menos calóricas)

  •  
  • Idéias Rápidas

  •  
  • Sugestões de decoração

  •  
  •  
  • Curiosidades sobre...

  •  
  •  
  • Para meter o garfo e a colher...

  •  
  •  
  • Utensílios de Cozinha & Mesa

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • OUTRAS COZINHAS QUE VISITO

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • MAIS SOBRE MIM (PINTURA)

    Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2020
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2019
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2018
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2017
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2016
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2015
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2014
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D

    Em destaque no SAPO Blogs
    pub