Macarrão com carne picada
Hoje, a receita é de uma trivialidade extrema! Ultimamente cá por casa nem comemos muita massa, andamos mais numa de "arroz" e de "vegetais" mas aqui fica um prato de massa simples e saboroso, fácil de agradar a todos.
A carne picada é algo muito versátil e de fácil preparação.
Pode ser carne de vaca, de porco, de perú... Costumo cozinhar quase sempre carne de vaca picada para fazer o esparguete à bolonhesa, a lasanha, o empadão de carne, o chili tradicional... Uso a de perú para o chili branco. Mas hoje, decidi fazer a de porco. A de porco é até mais saborosa mas mais gorda...
E para variar do esparguete, fiz com macarrão pequeno. Também fiz uma alteração no molho, já que não é totalmente de tomate nem completamente de natas...
INGREDIENTES
500 gr de macarrão pequeno
1 kg de carne de porco picada
1 cebola média
3 dentes de alho
200 ml de polpa de tomate (= 1 pacote pequeno)
200 ml de natas (= 1 pacote pequeno)
vinho branco q.b.
manjericão e coentros q.b.
sal, pimenta e azeite q.b
PREPARAÇÃO
Leve ao lume, numa frigideira com um bom fio de azeite, a cebola e os alhos picados, até alourarem. Junte a carne picada, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar até perder a cor de carne crua. Acrescente vinho branco a gosto. E deixe semi-evaporar. Adicione a polpa de tomate. Tempere com manjericão, e deixe cozinhar. Entretanto, pode começar a fazer a massa, à parte. Coza-a em água a ferver com sal.
Volte à carne, quando lhe parecer cozinhada a gosto, acrescente as natas, envolva bem e deixe apurar mais um 1 ou 2 minutos. Não deixe as natas cozerem demasiado para não "evaporarem" e ficar com menos molho.
Por fim, escorra a massa, depoisite numa travessa de servir e verta a carne por cima...