Migas de broa e couve
Adoro migas! Um acompanhamento delicioso e bem português! De Norte a Sul de Portugal há imensas receitas. Pessoalmente, gosto desta. Posso ou não acrescentar-lhe feijão frade. Desta vez, fiz sem feijão. Só mesmo com broa de milho e couve galega. É tão "yammy" para acompanhar carne de porco. Com entrecosto (ou costeletinhas para os nortenhos) é soberbo. Eu fiz mesmo com umas simples costeletas, e o prato ganhou outra alegria:)
INGREDIENTES
1 broa de milho
couve galega cortada como para caldo verde (+ ou - a mesma proporção que a broa esmigalhada)
3 a 4 dentes de alho
azeite q.b
sal q.b ou caldo knorr de legumes
pão ralado ou farinha de mandioca q.b
PREPARAÇÃO
Tire a côdea à broa. Corte em fatias. Pique-as na picadora. Reserve. Corte a couve galega como se fosse para caldo verde (aos fiozinhos). Reserve.
Leve uma frigideira ao lume forrada com azeite e com os dentes de alho picados. Deixe alourar. Tempere com o sal ou o caldo knorr. Junte a broa. Envolva tudo muito bem e deixe cozinhar por alguns (poucos) minutos. Por fim, adicione a couve. Mexa tudo muito bem. Rectifique o tempero se necessário. Deixe cozinhar por mais alguns minutinhos. E as migas estão prontas! Podem ser comidas quentes ou frias. Eu prefiro mais arrefecidas. E gosto de polvilhar com um pouco de pão ralado ou farinha de mandioca, dá-lhe uma consistência mais crocante.