Migas de couve com feijão frade
Mais um acompanhamento saboroso, que combina com todas as estações do ano - até porque tanto pode ser servido quente como frio -, nutritivo, saudável e que adoro: couve portuguesa (ou galega) com feijão frade! Trata-se, na verdade, de uma espécie de migas, rápidas de fazer e que têm um sabor bem nacional.
Estas couves acompanham maravilhosamente pratos de carne, como frango e porco. Ficam soberbas com umas espetadas ou com um entrecosto (como ilustro nas fotos). Contudo, também podem animar pratos de peixe, até uma insípida pescadinha cozida.
Outro ponto a favor é dispensarem mais acompanhamentos de hidratos, como batatas ou arroz. Afinal, as couves com o feijão saciam bem o nosso apetite ... E depois das Festas, bem precisamos de compensar os excessos!
INGREDIENTES
2 sacos de couve portuguesa cortada para caldo verde (usei do Pingo Doce)
1 lata pequena de feijão frade (ou seco e previamente demolhado)
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado (ou alho em pó q.b.)
sumo de 1/2 limão
azeite q.b.
sal, pimenta e coentros frescos picados q.b.
PREPARAÇÃO
Numa frigideira, com um fio de azeite, leve ao lume a couve cortada como se fosse para fazer caldo verde (tipo em ripas). Já existem supermercados que oferecem este produto fresco em sacos, sendo muito útil para poupar tempo. Vá mexendo de vez em quando.
Entretanto, pique a cebola e reserve.
Caso tenha optado pelo feijão frade de lata, lave-o muito bem, escorra-o e reserve.
Quando a couve começar a mudar de cor, ou seja quando já for possível perceber que está a ficar cozinhada, junte o alho, tempere com sal e pimenta e volte a deixar cozinhar mais três minutos. De seguida, acrescente o feijão.
Se achar que está seca, pode acrescentar mais um pouco de azeite, mas não exagere para que também não fique demasiado molhada e gordurenta.
Deite-lhe o sumo de limão, espremido na hora, e envolva bem.
Quando estiver perto de estar cozinhada ao seu gosto, rectifique o tempero e adicione a cebola. Mexa carinhosamente, para que a cebola fique bem espalhada. A cebola não se quer cozinhada nem completamente crua, mas mais para o cru. Portanto, basta um ou dois minutos e está no ponto.
Termine com coentros frescos picados.