Minha versão de Butterscotch Pie
Depois dos belos brownies de chocolate e caramelo, seguimos na rota dos doces norte-americanos e na trilha do caramelo. Esta é uma tarte de caramelo, como dita o Sul dos EUA. Típica. Clássica. E é mesmo boa. "Aldrabei" um pouco a receita, à minha maneira, mas não no principal. Então, em vez de fazer a massa de raiz, usei massa de compra (estava com pressa) e no fim, não acompanhei com chantilly porque não tinha... lembrei-me e aproveitei as claras da tarte para fazer um bonito merengue... O recheio - que é o principal - foi seguidinho à letra! O resultado? Muito bom!
INGREDIENTES
Para a massa:
1 massa quebrada de compra
Para o recheio:
PREPARAÇÃO
Comece por forrar uma tarteira com a massa quebrada de compra. Fure-lhe o fundo com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 180Cº por 15 minutos. Retire e deixe arrefecer.
Entretanto, prepare o recheio.
Misture a maizena com o sal e as natas. Mexa. Adicione as gemas e volte a misturar bem. Aguarde.
À parte, leve a manteiga com o açúcar ao lume até derreterem e ficarem dissolvidos, sem parar de mexer. Depois, deixe ferver cerca de 5 minutos sem mexer. De seguida, acrescente com cuidado o leite (temperatura natural) e mexa até o caramelo se dissolver por completo. Então, junte a mistura da maizena e - mais uma vez - sem parar de mexer (para não fazer grumos), espere que o creme engrosse. Quando alcançar esse ponto, retire do lume, adicione a baunilha e incorpore-a.
Recheie a tarte com a massa fria e leve ao frio pelo menos duas horas.
Bata as claras em castelo e vá adicionando colheres de açúcar a gosto até obter um bonito merengue. Cubra o topo da tarte com o merengue e leve ao forno ou ao microondas a tostar o merengue. Volte a colocar no frio e sirva...