Mousse de manteiga de amendoim
Vamos lá actualizar este "Bom Garfo"!
Há já mais de uma década que a véspera de Natal e o dia de Natal se celebram na minha casa. Praticamente, desde que a minha querida avó faleceu, já que fiquei a fiel depositária das receitas da família.
E, no fundo, todos gostamos dos sabores que conhecemos desde sempre, que se tornaram na nossa tradição. E sempre me imaginei a passar essa tradição aos meus filhos... Dá uma enorme trabalheira mas também dá muito gozo.
Hoje em dia, é uma alegria ver como eles anseiam pelo Natal, não só pelas reuniões familiares e pelos presentes mas também pelo que vão comer, sendo que algumas das coisas só as comem mesmo nesta altura do ano e já se habituaram a isso... e já, tal como eu, adoram a ideia (e as gulodices)!
Curiosamente, as pessoas foram aumentando... além da família, até amigos vêm...
São dois dias muito agitados!
Na minha casa, no Natal, além de filhós de abóbora à moda de Trás-os-Montes, fatias douradas, bolo inglês, rodelas de ananás (um dia hei-de colocar aqui as respectivas receitas) - que são alguns dos doces obrigatórios e que nunca falham -, costumo fazer mais dois ou três bolos que vão variando e outros dois doces de colher.
Dos doces de colher, o mais frequente é serem mousse de chocolate e leite creme, embora possam também alternar com algumas novidades em certos anos. Assim, neste último Natal optei por deixar de fora a tradicional mousse de chocolate e fiz uma mousse nova, a mousse de manteiga de amendoim.
É certo que experimentar algo pela primeira vez na consoada pode ser arriscado mas foi um risco calculado, pelo menos, porque sabia que todos os presentes apreciavam manteiga de amendoim. E foi um sucesso tão grande que me pediram para repetir para a noite de Ano Novo... Sim, a noite de Ano Novo também é quase sempre na minha casa, mas nessa com mais amigos...
Mas vamos lá à receita!
INGREDIENTES
2/3 de chávena de manteiga de amendoim
1,5 chávena de açúcar em pó
220 g de queijo creme (usei Filadelphia) à temperatura ambiente
1/4 de chávena de leite
1 + 1/4 de chávena de natas
1 c de chá generosa de baunilha
PREPARAÇÃO
Bata a manteiga de amendoim (à temperatura ambiente) com o queijo creme. Depois, vá adicionando o açúcar em pó e a baunilha. Mexa. Acrescente o leite e misture até obter um creme homogéneo.
À parte, bata as natas bem frias em chantilly e, de seguida, incorpore-as no preparado de manteiga de amendoim, com gestos delicados e de baixo para cima.
Se quiser, decore com raspas de chocolate ou com placas de caramelo de amendoim.