Muffins com mirtilos e framboesas
Hoje trago-vos a receita de uns muffins super saborosos, leves, frutados e não demasiado doces: os muffins (ou queques) de mirtilos e framboesas! São óptimos no Inverno, no Verão, em todas as estações. Acompanham na perfeição um café, um chá. Servem para o lanche ou como um miminho depois da refeição (sobremesa)...
Cá por casa, os filhotes são apaixonados por queques de chocolate e de manteiga de amendoim mas decidi fazer-lhes uns menos doces e com fruta... estes! E eles adoraram! Acho até que ficaram surpreendidos com eles próprios por terem gostado tanto. As frutas fazem-nos húmidos... São bonitos, coloridos por dentro, e macios. Resumindo, todos rendidos a estes muffins tão simples que se bastam a si mesmo sem necessidade de cremes, de crumbles... :)
INGREDIENTES
140g de açúcar mascavado
180g de farinha com fermento
1,5 colher de chá de fermento em pó
1 dl de óleo
1 dl de leite
2 ovos grandes
1 colher de chá de baunilha
3 colheres de sopa de farinha de amêndoa
1,5 chávena de chá de mirtilos e framboesas frescos
1 pitada de sal
açúcar em pó para polvilhar
PREPARAÇÃO
A receita dá para 12 muffins.
Pré-aqueça o forno a 190ºC. Disponha as forminhas de papel numa forma própria para queques/muffins/cupcakes. Reúna os ingredientes secos (farinha, fermento, açúcar e amêndoa) numa tigela. Noutra, junte os ingredientes líquidos: o óleo, o leite, os ovos e a baunilha, batendo tudo muito bem. Depois de misturar igualmente bem os pós dos secos, abra uma espécie de buraco no meio deles e introduza os líquidos, envolvendo tudo muito bem com uma colher. Por último, adicione os mirtilos e framboesas e volte a incorporar tudo. Tente equilibrar o número de frutos por forminha, por exemplo 3 ou 4 mirtilos com 1 ou 2 framboesas por forminha. Coloque a massa nas formas mas sem ocupar toda a altura, deixe 1 dedo. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até estarem visivelmente cozidos.
Depois de arrefecidos, polvilhe os muffins/queques com açúcar em pó.