Outro Bolo de milho e laranja
Adoro bolo de milho, mais ainda que o de fubá (farinha de milho). Portanto, aqui vai mais uma receita diferente. Este também leva laranja mas não leva nem côco nem leite condensado... leva manteiga. A textura é óptima, mais apudinzada do que o anterior. Embora, o bolo de milho anterior fosse mais levezinho...
Na verdade, os bolos de milho têm um sabor muito peculiar apesar de suaves. Há quem possa estranhar ao início mas depois... hummmmm.... fica-se viciado! E a laranja? Vai tão bem com o milho! Estou rendida ao milho, sem dúvida!
Este também é um bolito pequeno e o meu não ficou muito alto porque a minha forma é demasiado grande. O sabor está lá, só se perde pela fatia sair mais pequenita, hehe!
Mais um pormenor, a receita original deste bolito contemplava uma chávena de arandos secos que não usei por saber que as crianças não iam apreciar. Mas, estejam à vontade para o fazerem, se gostarem...
INGREDIENTES
80 gr de milho doce de lata (tipo Bonduelle)
120 gr de farinha
220 gr de manteiga sem sal
250 gr de açúcar
2 ovos inteiros + 4 gemas
2 laranjas raspa e sumo (pus apenas 1 grande)
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de chá de fermento em pó
1 chávena de arandos secos (opcional, não usei)
PREPARAÇÃO
Bata a manteiga à temperatura ambiente com o açúcar, no liquificador. Numa tigela à parte, junte a farinha, o fermento, o milho (escorrido) e a raspa da laranja. Reserve. Volte à taça da manteiga e junte o extracto de baunilha. Mexa. Adicione os ovos e as gemas à vez. De seguida, o sumo de laranja. Mexa. Por fim, acrescente os secos em 2 adições. Mexa. Para mim, ficou pronto. No entanto, se quiser adicionar os arandos secos, chegou a hora. Mas não se esqueça de os enfarinhar e sacudir do excesso de farinha (com a ajuda de uma peneira, por exemplo), para que fiquem bem dispersos por todo o bolo e não se depositem no fundo. E, claro, que ao juntar os arandos o deve fazer com uma colher de pau. O liquificador já fez o trabalho todo:)
Leve ao forno, numa forma untada e polvilhada com farinha (ou use papel vegetal, eu prefiro o papel vegetal, acho que confere uma macieza maior aos bolos), a 180cº, já previamente aquecido. Em princípio deve lá ficar por volta de 40 ou 45 minutos. Bem, fica até ficar douradinho e fofo e o palito sair limpo!