Panados de perú
Panados de perú, um prato bem simples de fazer. Um clássico. Outra coisa que aprendi a fazer com a minha avó. Ela era excelente com este género de fritos (panados, filetes, etc.)
Os panados tanto podem ser feitos com perú como com vaca. Muitas vezes, faço metade de cada. A preparação é igual e gosto imenso da variedade. A minha avó fazia sempre assim, metade de cada. Mas desta vez, só tinha perú... Portanto fiz com a prata da casa:) E como estava com pressa, acompanhei com esparguete e salada. Contudo, confesso, que tradicionalmente, cá por casa, panados são acompanhados com arroz dourado de ervilhas e cenoura e salada. E é assim que me sabe melhor.
INGREDIENTES para 6 PESSOAS
6 bifes de perú (ou de vaca), finos mas compridinhos, partidos ao meio (= 12 pequenos bifes)
5 dentes de alho
2 a 3 folhas de louro
sumo de limão q.b.
sal e pimenta q.b.
pão ralado q.b.
2 ovos batidos (para passar neles os bifinhos)
óleo para fritar
PREPARAÇÃO
Tempere os bifes com alho (laminado/cortado), louro, sumo de limão, sal, pimenta e louro. Deixe a marinar, pelo menos 1 a 2 horas. A minha avó deixava uma tarde inteira se fosse para o jantar... Mas 1 hora já lhes dá bom sabor!
À parte, bata os ovos e verta-os para um prato côncavo. Encha outro prato (de p+referência não côncavo) com pão ralado. E ponha óleo numa frigideira que leva ao lume para aquecer.
Quando chegar a hora de fritar os bifes, limpe-os dos alhos e do louro.
Passe cada bifinho por ovo e de seguida pelo pão ralado. Tenha atenção: que o bife fique bem molhadinho pelo ovo, para depois o pão ralado se fixar bem nele. Frite de imediato.
Repita o processo até terminar os bifinhos todos.
Coloque numa travessa forrada com papel absorvente.
E acompanhe com salada e arroz ou esparguete. Super simples, rápido e saboroso.