Panquecas super simples
Como sabem (porque já aqui disse), tenho 3 filhotes: duas meninas e um menino, sendo que ele é o do meio de uma escadinha muito próxima... Pois, eles são 3 e a diferença da primeira para a última é de 4 anos! Curiosamente, quem mais gosta de cozinhar são os dois mais novos.
A caçula recebe as revistas do Pelicas (adequada a crianças até aos 12 anos) e numa delas vinha a receita de umas panquecas super fáceis e confeccionadas com ingredientes que supostamente temos em casa. Ela quis muito fazê-las sozinha (comigo a espreitar) e eu deixei. A parte mais dífícil para ela foi virá-las mas o resultado foi muito bom!
Assim, esta foi a segunda vez que ela as fez. Tivemos um óptimo lanchinho!
Então, aqui fica a receita das Panquecas da Laurinha (a minha Laurinha!), à moda do Pelicas, claro está!
INGREDIENTES (dobro da receita)
2 ovos
2 chávenas de leite
2 chávenas de farinha
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá mal cheia de baunilha (facultativo)
2 pitadas de sal
3 colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de óleo
PREPARAÇÃO
Bata no copo liquidificador os ovos, o leite e o óleo durante 2 minutos, até a massa ficar líquida. Acrescente a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Depois, a baunilha. Se tiver tempo, coloque a massa no frigorífico, porque assim fica mais fécil de utilizar. Numa frigideira antiaderente pequena deite um pequeno fio de óleo e deixe aquecer. Deite uma concha de massa na frigideira (essa vai ser a sua medida para cada panqueca). Espere até a massa ficar com um tom dourado. É tudo rápido. Vire a massa do outro lado e deixe-a ganhar a tal cor dourada também. Faça as restantes panquecas e empilhe-as num prato.
Quando as servir, cubra ou recheie com o que mais gostar: açúcar, mel, xarope de ácer, compota de morango, chocolate, chantilly, gelado, fruta, manteiga...
Desta vez, optámos por xarope de ácer, doce de morango e manteiga... Estavam óptimas!