Paté de atum à minha moda
Esta receita de paté rende bastante (2 tigelas) e é frequente cá por casa sempre que há jantares com amigos, festas e... quando nos apetece um miminho extra. Às vezes, no Verão, para barrar umas sandes que se enriquecem com uma folha de alface e uma rodela de tomate, também se faz:) Mas de tempos a tempos, pois a maionese em excesso não é saudável. E surgiu porque todos gostamos de atum, de maionese... e os patés comprados não satisfazem o paladar.
A olho (como o músico que toca uma melodia por ouvido) fui magicando, atum, maionese, natas (que já retirei da receita), pimenta, manjericão, orégãos, alho em pó (facultativo), azeite... Depois, vieram as azeitonas pretas... Enfim, depois de várias experiências, ficou aprovada por unanimidade e com sêlo de garantia da aprovação apurada da filha mais crescida a seguinte...
INGREDIENTES
2 a 3 latas pequenas de atum (consoante gostem com sabor mais intenso ou não)
1 frasco de maionese de 400 ml (uso Calvé, normalmente sempre é menos calórica do que a de adorar a Vianesa de azeite)
1 raminho de coentros frescos picados
1 mão cheia de azeitonas pretas descaroçadas e partidas às rodelas (corta o sabor enjoativo e já se compra em frascos)
1 colher de chá de azeite
pimenta, orégãos e manjericão (especiarias) a gosto
PREPARAÇÃO
Numa tigela colocar o atum previamente escorrido e partido grosseiramente com a maionese, os coentros, a colherzinha de azeite e as azeitonas. Passar com a varinha mágica. Provar para ver se está a gosto (em termos de azeitonas) e adicionar as especiarias. Passar novamente.
Colocar nas tigelas. Está pronto a servir.
Pessoalmente, gosto de barrá-lo em mini tostas e de colocar por cima uma rodelinha de azeitona em cada tosta. Além de ficar bonito ainda lhe confere um sabor mais interessante pela junção de texturas.