Quadrados folhados de pescada e legumes
Bem sei que o doce nunca amargou, mas vamos lá tornar a coisa mais "light"! Vamos lá aligeirar a digestão... O paladar não, esse tenta nunca aligeirar-se! Então, hoje trago uma receita que inventei e todos os meus provadores oficiais aprovaram. O bom regresso à pescada! Isso! Mas esta brincadeira culinária tanto serve como entrada (sem acompanhamento) como pode ser degustada como prato principal. E resulta numa refeição muito agradável, se acompanhada com arroz branco e bróculos (ou salada), por exemplo. Digo mais: pode até resultar numa óptima receita saudável se optar mesmo por acompanhar um único quadradinho destes com um legume à sua escolha. Isto, para quem deseja manter a linha, já que imagino que não tenha muitas calorias. Eu acho que os bróculos combinam na perfeição e foi o que fiz para me redimir dos bolinhos anteriores... Redimi-me com classe e sabor:)
INGREDIENTES para 6 Quadrados
6 quadrados de massa folhada fresca de compra
4 medalhões de pescada
2 alhos franceses
1/2 pimento vermelho
7 tomatinhos cereja (tomatinhos "bebés")
3 dentes de alho
1 colher de sopa de manteiga
1 mão cheia de azeitonas verdes recheadas com pimento (daquelas de frasco)
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 caldo knorr de galinha
sal, pimenta, açafrão e orégãos q.b
umas folhas de manjericão fresco
vinho branco q.b.
1 ovo (para pincelar)
PREPARAÇÃO
Preparar a massa tal como indica na embalagem. Coloquei 2 quadrados de massa folhada (com os respectivos papéis vegetais que já traziam e pincelados com ovo) de cada vez num pirex (porque não gosto de usar o tabuleiro do próprio forno) e levei ao forno pré-aquecido. Levei 2 a 2. Cada vez demorou cerca de 10 minutos.
Cozi os medalhões de pescada à parte e reservei.
Numa frigideira, levei ao lume, a colher de manteiga com o caldo knorr, os alhos picados, o pimento e os tomatinhos picados, os alhos franceses partidos em rodelas finas e deixei alourar. Reguei com um pouco de vinho branco e mexi. Acrescentei, de seguida, os temperos (a meu gosto): açafrão, pimenta e orégãos. Adicionei a polpa de tomate e misturei bem, para que tudo ficasse bem envolvido. Deixei cozinhar mais 2 ou 3 minutos e juntei a polpa de tomate. Depois, coloquei os medalhões de pescada dentro desta mistura (cozidos e escorridos) e esmaguei-os com um garfo de pau. Polvilhei com manjericão picado. Mexi tudo muito bem e, por fim, adicionei as azeitonas cortadas em rodelas fininhas.
Deixei apurar mais 1 ou 2 minutos.
Às colheradas, coloquei este preparado por cima de cada quadrado de massa folhada e polvilhei com mais um pouco de manjericão picado.
Repeti esta operação até terminar o "creme de pescada e legumes" e os quadrados folhados.