Quiche de espargos e ricotta
Uma bela e saborosa quiche com dois ingredientes cada vez mais "descobertos" pelos portugueses. Os espargos frescos são deliciosos e muito bons para a saúde, por exemplo. Verdade, são um bocadinho caros... Mas se pensar que está a comprá-los como ingrediente principal para uma refeição familiar não ficam assim tão caros. E a ricotta é um queijo italiano, parecido com o nosso requeijão, portanto é leve. Já sabem o que penso das quiches: podem ser comidas como entradas, em festas ou como um belo prato principal (que foi o que fiz) acompanhadas de uma salada...
INGREDIENTES
1 massa quebrada de compra
250 gr de ricotta
500 gr de espargos
5 ovos
1 pacote de natas (200 ml)
sal, pimenta q.b.
manjericão e oregãos especiaria q.b
cebolinho fresco q.b
PREPARAÇÃO
Forre uma tarteira com a massa quebrada. Com um garfo, pique-lhe o fundo.
Arranje os espargos: lave-os, corte-lhes as cabeças e reserve. Raspe ligeiramente os caules e corte-os em pedaços. Reserve.
Numa tigela grande coloque os ovos, tempere-os e bata-os. Adicione a ricotta e mexa com um utensílio de varas até a incorporar bem. Depois, adicione as natas e mexa. Por fim, acrescente os pedaços cortados de espargos. Verta este preparado sobre a massa na tarteira. Enfeite com as cabeças dos espargos e polvilhe com cebolinho fresco picado. Apare a massa pela altura do recheio, em toda a volta. Leve ao forno.