Risoto de salmão fumado e espargos
Nova variante de risoto de salmão fumado, desta vez com espargos verdes frescos. Acho que o meu preferido. Hummmm....
INGREDIENTES para 6 PESSOAS
650 gr de risoto
400 gr de salmão fumado
4 dentes de alho
1 cebola
1 alho francês
1 molho de espargos verdes frescos
200 gr de queijo mozarela ralado
150 ml de natas (= pouco mais de metade do pacote)
1 frasco de azeitonas verdes recheadas de pimento vermelho (facultativo)
2 caldo knorr de galinha
sal, pimenta, orégãos q.b.
azeite e vinho branco q.b.
coentros frescos e cebolinho fresco q.b.
água q.b.
PREPARAÇÃO
Primeiro, faça um refogado com azeite, alhos picados, cebola picada e alho francês partido em finas rodelas. Deixe alourar. Junte o risoto, envolva bem e vá mexendo para que não se cole ao fundo do tacho. O risoto deve ficar assim até ganhar um aspecto mais translúcido.
De seguida, junte-lhe água quente com 1 caldo knorr diluído, a olho... Não muita. Este risoto vai-se fazendo por etapas. Mexa e ponha a tampa. Deixe que coza mais um pouco. Vigie. Quando a água parecer quase consumida, refresque com vinho branco. Mexa. Quando o vinho evaporar, volte a regar com mais água com caldos Knorr. Acrescente sal, pimenta e orégãos a gosto... Tape e deixe cozer mais um pouco.
Entretanto, desembale o salmão e corte-o em pedaços pequenos. Reserve-o.
Lave os espargos. Corte-lhe os pés pelo sítio em que parecem quebrar mais facilmente, talvez a uma altura entre 1 a 2 dedos... Com um descascador descasque-os por alto. Depois, corte as cabeças para um lado e os talos para o outro. Os talos corte-os em bocadinhos pequenos. Reserve tudo.
Volte ao risoto, a água sumiu. Volte a refrescar com um pouco de vinho branco. Prove-o. Ele estará pronto quando lhe souber a cozido mas com os grãos visíveis (sem estar empapado). Portanto, repita o processo de o molhar com água e com vinho até alcançar esse ponto (o que deve suceder entre 2 a 3 vezes). Chegada essa altura, adicione os pedacinhos de espargos. Espere 1 minuto (no máximo) e junte as cabeças dos espargos (porque estas são mais moles e cozem mais depressa), as natas, mexa bem, e acrescente o queijo ralado. Misture tudo. Apague o lume. Não precisa de cozer mais, queremos que fique cremoso e que o queijo pareça pastilha elástica! E os espargos não se querem demasiado cozidos, mas sim al dente! Polvilhe com azeitonas partidas às rodelas (previamente) e com coentros e cebolinho frescos picados. Misture. Só agora, adicione o salmão, para que esse não venha a cozer no calor do risoto.
NOTA - Eu costumo servir o salmão numa travessa à parte. Depois, coloco alguns pedaços de salmão no prato vazio, o risoto e novamente alguns pedaços de salmão por cima. Fica mais fresquinho:)