Rolinhos de perú com alheira, espinafre e mozzarella
Há uns anos atrás, tinha a mania de fazer bifinhos de perú recheados e "ninhos de passarinho" (que são bifinhos enrolados sobre ovo cozido) mas , não sei bem porquê, deixei de fazer... É daquelas coisas: parece que alguns pratos são para a vida toda, outros para certas fases, outros para certos momentos e outros ainda para se fazerem e comerem uma só vez... Deu-me saudades e - como até estamos na época das alheiras (como sabem tenho uma costela trasmontana, da parte materna) - lembrei-me: "é boa altura, ora vamos lá fazer bifinhos de perú recheados com as belas alheiras!". Ainda por cima, as crianças gostam cada vez mais do sabor das ditas (deve ser da tal costela, apesar de ainda mais afastada para eles)... e, caso ainda não tenham reparado, ando numa "fase" de bifes de perú. Apetecem-me carnes brancas! Sabe-se lá porquê! Mas é assim... Mas há que variar: bifinho de perú simples, bifinhos de perú panados, bifinhos de perú com laranja, bifinhos de perú panados à italiana, strogonof de perú... (receitas que podem pesquisar no blog, com excepção da última que ainda não a escrevi)... E estes bifinhos de perú pareceram-me deliciosos e charmosos o suficiente para serem acompanhados apenas por uma boa salada... já que as sobremesas que fiz neste dia eram bombas... assim, a modos para equilibrar a coisa:)
INGREDIENTES para 6 a 7 rolinhos
6 ou 7 bifinhos de perú (os meus eram grandes mas finos)
1 + 1/2 alheiras (1 ou pouco mais do que 1 para o recheio e a restante para o molho)
folhas de espinafres frescas q.b.
2 fatias de queijo mozzarella por cada bifinho
2 dentes de alho
1 lima sumarenta (meia para sumo e meia para decorar)
azeite q.b
sal, pimenta e ervas da Provença q.b.
palitos ou linha q.b. para selar os bifinhos
PREPARAÇÃO
Primeiro passei os bifes de perú por água (acho que nunca disse isto aqui mas costumo lavar sempre a carne antes de a cozinhar). Depois, temperei cada bifinho com uma pitada de pimenta e outra de sal (não precisa de muito sal, já que a alheira é salgada). Coloquei 2 fatias de queijo por cima, cobri com folhas de espinafres (previamente lavadas) e adicionei bocadinhos de alheira. Saliente-se que a alheira está crua, despida de pele e esmigalhada grosseiramente com as mãos. De seguida, enrolei e prendi o rolinho com palitos (também se pode usar linha, até uma simples linha de costura!). Polvilhei-o com ervas da Provença e algumas gotas de sumo de lima. Repeti a operação com cada bifinho.
Por fim, levei ao lume uma frigideira com um fio de azeite (o suficiente para lhe forrar o fundo) e dois dentes de alho. Quando o azeite aqueceu, coloquei lá dentro os rolinhos. Como me sobraram migalhas de alheira, juntei-as no azeite (sempre ajudaram a dar mais sabor). E fui virando os bifinhos até que estivessem alourados de todos os lados.
Depois de prontos, decorei com umas rodelas de lima e servi com salada.
São simples de fazer e apetitosos, especialmente no Inverno...