Sobre o aneto...
Aneto, endro ou dill são os nomes de uma uma especiaria com folhas de aroma e sabor delicado e fresco, que lembra a erva-doce, e suas sementes são fortemente aromáticas e picantes. De origem asiática, o aneto é um condimento muito popular na Europa Oriental e do Norte, sendo indispensável na culinária de russos e escandinavos.
Utilizado desde tempos primordiais, egípcios e gregos o empregavam como planta medicinal por seus poderes digestivos e calmantes. Para os romanos, simbolizava a vitalidade, tanto que os próprios gladiadores o utilizavam muito na sua alimentação. Também, foi usado na Idade Média para enfrentar as bruxarias.
O aneto encontra-se espontaneamente em várias regiões de clima temperado como o Sul da Europa, o Norte da África e Ásia. Atualmente, é cultivado em escala comercial em alguns países europeus como Alemanha e Romênia, e, também, no Paquistão, Índia, Japão e Estados Unidos.
Além de ser apreciado como condimento, o aneto também é usado na perfumaria, para aromatizar sabonetes e, na cosmética, tem a propriedade de clarear a pele, fortalecer as unhas e perfumar o hálito. Saches com a flor, colocados em armários ou gavetas, espantam as traças.
NA COZINHA
Na cozinha, o aneto é apreciado tanto pelas suas sementes como pelas suas folhas e cada uma delas tem seu próprio e distinto sabor. As sementes possuem um odor agradável e forte, fresco e picante. O sabor é quente. As folhas são anisadas sem o sabor queimado das sementes. As folhas secas perdem um pouco o aroma.
Devido ao aroma e sabor delicado de suas folhas, é indicado para comidas pouco temperadas. Pode ser usado em dietas com exclusão do sal como seu substituto pois é muito rico em sais minerais.
As folhinhas frescas são ótimas para condimentar queijos, ricota, molho branco, carnes grelhadas, peixes como o salmão e o arenque, saladas, ovos, cremes tipo maionese ou manteiga ou patês, arroz ou massa e sopas. Seu aroma e sabor são melhor aproveitados, quando esta erva é acrescentada ao final do cozimento.
As sementes usam-se em pickles, conservas, vinagres aromáticos, bolos, pães, carnes e legumes cozidos, principalmente repolho, beterraba e couve-flor. Também faz parte dos ingredientes do molho de caril.
Condimento essencial na culinária do Norte da Europa, principalmente na Rússia, Noruega e Suécia. Nestes países, o aneto está como os orégãos para os italianos. Difícil imaginar um salmão sem ele:)
USO MEDICINAL
Diurético, combate cólicas e a hiperacidez gástrica. Age, também, contra a insônia. É um dos principais remédios naturais contra a flatulência. Nas inflamações do olho, recomendam-se compressas do chá das sementes.
Pode ser usado para as cólicas intestinais dos recém-nascidos nas más digestões, gases, hiper-acidez, espasmos e soluços. Descrita para aumentar o leite de parturientes, nas cólicas menstruais, e ainda na limpeza de feridas, queimaduras, úlceras dérmicas e resfriados.