Sopa de grão e espinafres
E lá voltamos nós novamente às sopas! Deve ser deste tempo frio ou da vontade ainda presente de me "desintoxicar" de Natais, Anos Novos, aniversários, Dias de Namorados... Não, não é por dietas. Não é mesmo! A sério! É mesmo por acreditar que no meio termo está o equilíbrio. Ou seja, se comemos coisas saborosas e gordurosas nuns dias em outros devemos tentar comer de forma mais saudável. Não sou fundamentalista.
A felicidade também está na comida... mas uma vida com saúde é certamente uma prioridade.
E às vezes, existem mesmo alturas em que me sinto farta de comidas complicadas, cheias de molhos... e me apetecem coisas simples e mais "naturais". Entendo isso como se fosse o corpo a pedir "restauro".
Bem, mas vamos à sopa, que até é das minhas preferidas e um clássico da gastronomia portuguesa...
INGREDIENTES (rende-me cerca de 10 tigelas cheias)
500 a 600 g de grão de bico (equivale a duas latas pequenas)
2 alhos franceses (se preferir, pode substituir por uma boa cebola)
3 boas cenouras
4 boas batatas
2 talos de aipo (facultativo)
170 g de espinafres frescos
sal q.b.
coentros frescos (4 dedos picados)
1 fio de azeite
água q.b
PREPARAÇÃO
Leve uma panela grande ao lume com alho francês e cenouras cortados em rodelas, batatas cortadas em cubos, aipo cortado em tiras, grão (todo se quiser que fique uma sopa apenas cremosa ou se desejar que a sopa também tenha alguns a boiar reserve alguns para esse efeito), o molhinho de coentros, sal q.b. e água suficiente para que cubra os alimentos e ainda os ultrapasse em altura por 2 ou 3 dedos. Tape e deixe ferver. Quando os legumes estiverem cozinhados, apague o lume e passe a sopa com a varinha mágica. Acrescente-lhe folhas de espinafres frescos partidas em pedaços, rectifique o tempero, mexa e leve de novo ao lume. Se quiser que a sopa tenha alguns grãos não passados, é agora que os deve adicionar. De vez em quando vá mexendo. Quando os espinafres estiverem mais escuros e amolecidos, desligue o lume. Junte um fio de azeite (o azeite cru é uma gordura saudável e vai acrescentar um toque aveludado à sopa) e, com a colher de pau, incorpore-o. A sopa está pronta!