Sopa de legumes sem batata
Na semana passada só fiz uma vez sopa e isso desiquilibra-me um pouco os almoços, o peso, etc! Ah, ah! Então, para começar bem a semana, hoje lá fui fazer uma panela, que rende cerca de 6 a 7 sopas. Mas decidi fazer sopa sem batata, o que até não costumo muito. Embora, na maioria das vezes, não ponha muitas batatas (só na sopa de agrião e na de nabiça, porque me sabe bem um sabor tão simples e gosto de olhar para a sua cor clarinha só com os verdes a boiarem)... Ok, mas esta tem até um sabor intenso e zero batatas! É que hoje pesei-me e tinha 1 kg a mais e eu já costumo ser rolicinha, não preciso de mais! Não sei se foi de um remédio que tenho andado a tomar ou se, sem dar conta, comi - assim, como quem não quer a coisa - uns bolitos a mais... Não interessa! O facto é que não sou fanática de dietas, não deixo de comer o que gosto, não me importo de uns quilitos a mais mas tenho os meus limites. E este quilito passa 1 quilito dos meus limites, que já são até bem simpáticos... Portanto, lá fui fazer a sopita para remediar as coisas:)
INGREDIENTES
2 courgetes grandinhas
1 beringela
1/2 pimento vermelho
2 alhos franceses
4 cenouras
1 couve coração de boi pequena
1 pequeno raminho de coentros frescos
1 caldo knorr de legumes
água, sal e azeite q.b.
PREPARAÇÃO
Descascar as courgetes, a beringela e as cenouras. Partir às rodelas e colocar num tacho grande.
Retirar s primeiras 2 ou 3 folhas aos alhos franceses (eliminá-las) e cortá-los às rodelas. Juntar aos outros legumes. Partir o pimento em pedaços e deitá-lo, com os coentros e o caldo de legumes no referido tacho. Encher com água. Temperar com algum sal. Tapar e deixar cozinhar. Quando tudo parecer cozinhado, apagar o lume e passar com a varinha mágica, por fiorma a obter um creme homogéneo.
Entretanto, lavar a couve e cortá-la em pedacinhos mesmo pequenos (como se a estivesse a ralar com a faca) para dentro do tacho. Levar de novo ao lume, brado, e ir mexendo, para que não se cole ao fundo.
Quando a couve parecer cozinhada, rectificar o tempero. Apagar o lume e adicionar um feio de azeite. Mexer bem com a colher de pau, para que o azeite se dissolva na sopa.
Pronta a servir!