Souflé de pescada
Pescada, dos peixes mais saudáveis de sempre! E existem diversas formas de o confeccionarem. Desta vez, apeteceu-me cozinhar algo leve, super rentável. E eis que fiz souflé de pescada! Há uns bons anos atrás, os souflés eram tidos como um prato modernaço e até chique:) Hoje em dia, já se fazem souflés de quase tudo e passaram a ser pratos prácticos, com boa apresentação. Por norma, as crianças apreciam bastante.
Então, aqui fica a sugestão...
INGREDIENTES para 6 PESSOAS
cerca de 350 a 400 g de medalhões de pescada cozidos
6 ovos
120 g de manteiga
120 g de farinha
450 ml de leite
sal q.b.
orégãos, pimenta e cebolinho (especiarias) q.b.
umas folhinhas de coentros
umas gotinhas de sumo de limão (se gostarem)
PREPARAÇÃO
Coza a pescada previamente ou aproveite as sobras de alguma que já tenha. Com um grafo amasse-a toda, até ficar esmigalhada em pedacinhos pequeninos.
Num tacho, para fazer o molho béchamel, leve ao lume a manteiga até derreter. Quando estiver toda dissolvida apague do lume e misture a farinha. Mexa muito bem para não ficar com grumos. Junte o leite, mexa. Leve de novo ao lume e não pare de mexer. Tempere. Quando estiver encorpado, retire do lume. Adicione as gemas (previamente batidas) e a pescada. Bata as claras em castelo bem firme (eu costumo adicionar umas pedrinhas de sal) e de seguida, com a colher de pau, envolva-as no preparado de pescada. Não bata mas incorpore mesmo bem.
Verta num pirex grande untado com manteiga. Leve ao forno a 200ºC por cerca de 30 minutos. Não espreite para não "constipar" o souflé. Retire e sirva logo. Acompanhe com salada a gosto e, se gostar, com azeitonas.