Tabuleiro de bolinhos aqueijadados de fubá
Experiência nova: bolinhos de fubá! Estava fartinha de ouvir falar em "fubá" e confesso que sempre achei a palavra encantadora. Porém, às vezes os nomes dos ingredientes em português do Brasil e em português de Portugal deixam-me confusa. Isto, para já não falar que noutras vezes até é pior, já que nem sempre se encontram os produtos facilmente. Hoje em dia, já há muito mais informação, começando pela internet e é muito fácil descobrir o significado dos nomes das coisas. E, claro, além de também se encontrar uma variedade cada vez maior de produtos de diversas nacionalidades à venda. Ora, o famoso "fubá" é, nada mais nada menos, do que farinha de milho!!! E não sei porquê, agrada-me a cor (mais amarelinha) da dita cuja:) E parece que está na moda fazer bolo de fubá, a julgar pelo mar de receitas que se encontram... Não gosto de modas mas desta vez rendi-me e lá fui experimentar. Os bolinhos sairam óptimos, apesar de achar que, provavelmente, devia tê-los tirado mais cedo do forno para ainda ficarem com mais textura de queijada. Não são muito doces e acho que combinam perfeitamente com um café ou com um cházinho! Fiz algumas alterações mínimas à receita que retirei do blog Pecado da Gula. Escolhi esta por ter leite de côco e leite condensado. Mas não ficarei por aqui, tenho mais umas duas receitas diferentes que ainda irei testar. Ah, e decidi partir o bolo (que é de tabuleiro) em quadradinhos pequenos... Eu adorei, o marido também... a filhota mais pequena assim assim e a maior e o do meio nem por isso, mas porque não apreciam o sabor do côco...
INGREDIENTES
1 lata de leite condensado
Meio litro de leite
300 ml de leite de coco (embora a receita recomendasse 200 ml)
3 ovos grandes
120 g de queijo mozarela ralado (a receita dizia 100 g de queijo parmesão mas não gosto muito do sabor intenso desse queijo por isso substitui)
2 colheres de sopa de manteiga (usei Matinal magra)
360 g de fubá (equivalente a 1 e 1/2 chávena)
360 g de açúcar (equivalente a 1 e 1/2 chávena)
100 g de coco ralado seco
1 colher de sopa de fermento em pó
coco ralado q.b. para polvilhar no fim
PREPARAÇÃO
Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Unte um tabuleiro grande com manteiga, forre com papel vegetal igualmente untado e polvilhado com fubá.
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento e o coco ralado. Bata depressa. De seguida, junte o fermento e volte a bater. O meu liquidificador não dá para tanta quantidade, pelo que dividi a receita ao meio e bati em duas vezes. Depois, verta todo o preparado para uma tigela. Adicione o coco e mexa bem tudo com a colher de pau. Deite no tabuleiro e leve ao forno por cerca de 45 minutos. A receita original dizia 30 mas com esse tempo no meu forno ainda estava demasiado líquido. Contudo, devia ter deixado uns 38 ou 40 minutos apenas, teria sido o ideal. A superfície tem que estar clarinha!
Deixe amornar. Desenforme. Polvilhe com coco ralado. Corte aos quadradinhos.
E está pronto a provar!