Tagliatelle de salmão fumado
A inspiração continua nas massas... Sou louca por salmão... salmão ao natural, salmão fumado... hummmm! Então, por salmão fumado é uma verdadeira perdição! Não fosse o dito um pouco mais barato e seria comido com mais frequência:) Assim, tive que criar algo em que integrasse esta iguaria e sem a comer só como entrada ou petisco. E pensei "com o que ligará bem?". Ora, certamente, com massa. Poucas coisas não resultam com massa, afinal as massas têm essa mais valia, dão pano para mangas, que é o mesmo que dizer que servem para dar largas à imaginação ou que o céu é o limite! E esta experiência, com mais de uma década, resultou muito bem para nós (os bons garfos cá de casa, mesmo que metade não existissem nessa altura). Salmão, espinafres, cogumelos e um simples molho mediterrânico à base de azeite, alho e limão parecem-nos uma combinação abençoada. Mas as vantagens não se ficam apenas no sabor, vão mais além... é rápido de confeccionar, não sai tão dispendioso como possa parecer, é visualmente bonito e elegante...
INGREDIENTES para 6 PESSOAS
400 gr de salmão fumado
600 gr de tagliatelle
4 a 5 dentes de alho
1 cebola
1 limão
2 latas de cogumelos laminados
150 gr de espinafres frescos
sal e pimenta q.b.
aneto em folhas secas (especiaria) q.b.
1 pacote de natas (200 ml)
azeite q. b.
1 raminho pequeno de coentros frescos
PREPARAÇÃO
Coza o tagliatelle em abundante água temperada com sal. De vez em quando mexa, para que os novelos não se colem.
Entretanto, para um prato, corte os "filetes" de salmão fumados em pedaços, tipo lascas (não demasiado pequenas nem demasiado grandes; diria para usar o bom senso para que as faça render mas que consiga ter pedaços em que aproveite o sabor!). Tempere-as com algumas gotas de limão e polvilhe com aneto. Misture para que todas apanhem o sabor desse tempero. Reserve.
À parte, pique uma cebola pequena ou média, e os dentes de alho para uma frigideira forrada com azeite (seja generosa/o no azeite). Deixe alourar. Junte os cogumelos e mexa. Passados 2 ou 3 minutos, junte as folhas de espinafres cortadas em pedacinhos. Envolva tudo muito bem. Salteie estes elementos, tempere com sal e pimenta. Adicione umas poucas gotinhas de limão. Assim, que lhe pareça cozinhado, polvilhe com alguns coentros frescos picados. Reserve.
Por esta altura, o tagliatelle deverá já estar cozido. Escorra-o bem da água e junte-lhe as natas só para o deixar mais macio. Envolva muito bem. Ficará "al dente" mas, ao mesmo tempo, macio e suave.
De seguida, verta o salteado de cogumelos e espinafres (com o azeite, o alho e a cebola) por cima do tagliatelle, no recipiente onde pensa servi-lo. E misture tudo muito bem, por forma a que a mistura seja o mais homogénea possível. Decore, por cima, apenas com algumas poucas lascas de salmão. Sirva com o restante salmão lascado, à parte, num prato. Afinal, não queremos adulterar-lhe o sabor nem que ele vá cozendo no calor da massa.
E assim, cada pessoa poderá depois de se servir do tagliatelle enriquecê-lo com o salmão que desejar. E dessa forma, é mais seguro não ficar salmão no fundo do tacho ou da travessa:)
DICA: Se quiser ou preferir, também poderá substituir os espinafres por espargos verdes.