Tarte de chocolate e leite condensado
Há uns tempinhos, não sei precisar, pesquisei na net receitas de tarte de chocolate e encontrei uma fotografia aqui que me deixou a salivar. Guardei. Este fim de semana, decidi fazer um docinho. Pensei num bolo ou tarte e dei a escolher vários aos filhotes. Eles, em total unanimidade, optaram por esta tarte de chocolate e leite condensado cuja foto também lhes abriu o apetite!
E lá fui para a cozinha levar a cabo a experiência. Alterei uma coisinha de nada em alguns dos procedimentos. Saiu deliciosa! E, curiosamente, não é enjoativa, não se torna muito doce. Talvez porque a cobertura de chocolate não leva açúcar e é feita com chocolate negro e a massa leva pouquíssimo açúcar... Aprovadíssima!
INGREDIENTES
Para a massa da tarte *:
50 g de açúcar
125 g de manteiga (usei Matinal magra)
2 ovos
180 g de farinha
40 g de cacau (ou chocolate em pó)
Para o recheio:
1 lata de leite condensado cozido
Para a cobertura:
1 pacote de natas (200 ml)
meia tabulete de chocolate de culinária (usei Nestlé)
manteiga q.b
PREPARAÇÃO
Bata o açúcar com a manteiga derretida.
Junte os ovos. Acrescente a farinha e o cacau.
Depois de todos os ingredientes bem misturados, coloque a massa numa forma de tarte. A massa é bastante mole. Não deixe espaços. Nesta operação, apesar de tudo, usei papel vegetal por baixo. Não foi preciso untar. Seguindo... Leve ao frigorífico por 20 minutos e depois fure-a com um grafo. Cubra com papel vegetal e leve ao forno cerca de 20 minutos a 180 ºC. Volte a deixar arrefecer no frigorífico. Após a massa estar fria, barre o leite condensado homogeneamente por toda a superfície. E volte a colocá-la no frigorífico enquanto prepara a cobertura de chocolate. Para isso, parta o chocolate aos quadradinhos. Reserve. Numa caçarolinha coloque um poco de manteiga, apenas para que quando aquecida lhe forre o fundo. Junte as natas e misture. Acrescente o chocolate e vá mexendo bem até o creme começar a ferver e engrossar. Apague o lume. Deixe amornar só um pouquinho e verta por cima da tarte. Espalhe e alise. Leve de novo ao frio para que solidifique um pouco. Bom apetite!
SUGESTÃO PARA FACILITAR
* Ao fazer a tarte ocorreu-me que numa próxima vez talvez experimente substituir a confecção da massa aqui apresentada na receita por uma com bolacha maria de chocolate picada com um pouco de manteiga derretida:)