Tarte de feijão fácil
Existem diversas receitas de tarte de feijão, que é um bolo da nossa doçaria tradicional. Hoje, trago-vos uma que para o tamanho com que fica a tarte é das que menos ovos leva e podem fazê-la com massa quebrada de compra e com feijões de conserva. E podem ou não adicionar-lhe côco.
Resulta numa tarte saborosa e não demasiado doce. Muito fácil e rápida!
INGREDIENTES
2 latas pequenas de feijão branco (= 520 gr de feijão escorrido)
400 gr de açúcar
6 ovos + 2 gemas
1 colher de chá de baunilha
2 colheres de chá de canela em pó
90 gr de margarina derretida
90 gr de farinha
1 massa quebrada de compra
açúcar e canela em pó q.b. para polvilhar
PREPARAÇÃO
Ligue o forno a 180cº.
Forre uma tarteira com massa quebrada, pique-lhe o fundo com um garfo e reserve.
Apesar do feijão de lata já ser cozido, coza-o mais uns minutos numa panelinha com água, depois escorra bem e transforme em puré com a ajuda de um passevite ou processador.
Deite o puré de feijão numa taça, junte o açúcar e bata. Acrescente a margarina derretida e mexa. De seguida, adicione intercaladamente os ovos e gemas e a farinha com canela. Bata. Por último, adicione a baunilha e incorpore tudo.
Verta na forma forrada com a massa quebrada. Apare os bordos da massa à medida,não deixe mais do que 1 cm de altura a mais do que o recheio... E leve ao forno até estar cozida.
Desenforme, deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó e canela.
DICA: Se apreciar e gostar, pode acrescentar ao recheio 100 gr de côco ralado e bater com os restantes igredientes. Assim, ficará com uma tarte de feijão e côco! Esta da foto só tem o feijão.